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Ações desenvolvem turismo no Baixo São Francisco

15/04/2014
Ações desenvolvem turismo no Baixo São Francisco

 acoesbsfran   Das 58 atividades previstas no Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, 36% já foram realizadas e mais 28% encontram-se em fase de execução. O resultado foi apresentado, nesta segunda-feira (14), na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Sepplande) pelo comitê gestor do projeto.
Zoneamento turístico, estudo de oferta, elaboração da identidade visual, análise de mercado e demanda turística, mapa de carências em serviços turísticos, formação de redes empresariais, curso de gestão de empreendimentos turísticos, ação de sensibilização para boas práticas e atualização do plano georreferenciado do destino são algumas das principais atividades já executadas e apresentadas durante o balanço.
De acordo com a coordenadora local do projeto pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), Jannyne Barbosa, um estudo da oferta turística da região foi realizado, a partir do levantamento, identificação e registro dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos do Baixo São Francisco. “A análise abrangeu 825 formulários de acordo com cinco categorias: meios de hospedagem, alimentação, agenciamento, serviços e equipamentos de lazer, transportes, além de outros serviços”, enumerou.
Ainda segundo Jannyne Barbosa, um aplicativo de realidade aumentada, com previsão de conclusão para julho, e um portal online estão em fase de criação. “Com o aplicativo, os turistas terão acesso à relação completa dos empreendimentos hoteleiros da região, facilitado por meio de mapas que darão todas as coordenadas para se chegar aos hotéis. Já no site, será possível encontrar informações de todos os destinos turísticos oferecidos na região, além do link para baixar o aplicativo”, explicou.
Também foi realizado um mapa de carências em serviços turísticos, com visita a 80 empreendimentos em nove cidades do projeto e seleção de 30 empresas para receber assistência técnica individual. “Essa atividade é de grande importância, pois avaliamos que as empresas atendidas pela assistência técnica são as mais preparadas para prestar serviços de qualidade e, consequentemente, as mais preparadas para receber os turistas”, avaliou o diretor presidente do IABS, Luiz Tadeu Assad.
Outra atividade de destaque foi a formação de redes empresariais, executada por meio de três etapas. Inicialmente, houve o mapeamento de 120 empresários alagoanos e 35 sergipanos, e a sensibilização dos agentes sobre formação de rede empresarial.  Na etapa seguinte, foi criado um grupo de trabalho para estruturação da rede do projeto. Por fim, um seminário sobre o modelo de gestão da rede foi apresentado em Delmiro Gouveia, com a participação de 140 empresários de 10 cidades do Baixo São Francisco.
Para a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, o projeto é fundamental para mudar a realidade soioeconômica dos 12 municípios que formam o Baixo São Francisco. “Estou encantada com o sucesso do projeto. É preciso que todos continuem com o mesmo engajamento, aproveitando as ações de todos os parceiros em prol do desenvolvimento socioeconômico e fortalecimento turístico da região”, declarou.
O projeto é fruto de um convênio firmado entre a Seplande e o IABS, sob a execução da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O investimento é de aproximadamente R$ 4.300 milhões, viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros parceiros, com contrapartida assegurada pelo Governo de Alagoas.