Geral

Roda de Conversa reúne profissionais para discutir humanização hospitalar

14/04/2014
Roda de Conversa reúne profissionais para discutir humanização hospitalar

 roda_de_conversa4   A equipe multiprofissional do Hospital Geral do Estado (HGE) reuniu-se na semana passada para discutir sugestões relativas ao adoecimento dos servidores. Na ocasião, a humanização dos serviços da assistência ao paciente foi discutida e avaliada pelos participantes.
Segundo Vera Calado, técnica de recursos humanos e uma das responsáveis pelo evento, as rodas de conversa têm favorecido a construção do projeto de humanização na unidade hospitalar e despertado o interesse dos profissionais em construir um ambiente de trabalho com co-responsabilidade segmentada.
“O HGE já possuiu um grupo de trabalho de humanização, cujos membros estão contribuindo com a construção do projeto, que terá como um dos enfoques o olhar diferenciado para os servidores. As ações decorrentes da HumanizaSUS trazem benefícios para todos que estão inseridos no dia a dia do hospital”, destacou.
De acordo com ela, estão sendo realizadas “Rodas de Conversa” para discutir sugestões que irão compor o projeto de humanização do hospital. Os encontros entre profissionais vêm sendo realizados na unidade hospitalar e abrangem todas as áreas de atuação de profissionais dentro da instituição.
“Todos são bem vindos. A intenção é analisar o andamento das ações no HGE e facilitar a integração, desenvolvendo iniciativas que solucionem os problemas existentes em cada setor do hospital. São momentos voltados para a reparação dos profissionais quanto ao conteúdo a ser trabalhado na unidade hospitalar. Aqui expomos sugestões, críticas e ideias”, explicou Vera Calado.

 Humaniza SUS – A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil  e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
O HumanizaSUS tem sido experimentado em todo o País, com a análise dos problemas e dificuldades em cada serviço de saúde e tomando por referência experiências bem-sucedidas de humanização.