Geral

Alagoas sedia reunião de trabalho do Programa Água Doce

14/04/2014
Alagoas sedia reunião de trabalho do Programa Água Doce
A coordenadora estadual do PAD, Ana Cristina

A coordenadora estadual do PAD, Ana Cristina de Azevedo, apresentou situação dos convênios em Alagoas

    Representantes do Programa Água Doce (PAD) de todo o país reuniram-se domingo (13) para a 1ª Reunião Anual dos Coordenadores Estaduais. A reunião precede a entrega oficial dos 24 sistemas de dessalinização do PAD em Alagoas, que ocorrerá nessa terça-feira (14), com a presença das ministras do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, no município de Cacimbinhas.
De acordo com o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva, a Reunião serve como acompanhamento dos trabalhos realizados pelo PAD e uma prestação de contas das atividades do programa, que investiu cerca de R$210 milhões na recuperação e implantação de 1200 sistemas de dessalinização no semi-árido brasileiro, que inclui os estados do Nordeste (exceto Maranhão) mais Minas Gerais.
A técnica da coordenação nacional do PAD, Solange Amarilis, esclarece que o Programa é destaque no Plano Brasil sem Miséria por ser uma medida de convivência com a seca: “O Água Doce é considerado uma medida de adaptação às mudanças climáticas, pois evita que os resíduos da dessalinização retornem ao meio ambiente, causando a desertificação”.
Napoleão Casado, Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, aproveitou a ocasião para ressaltar a admiração que tem pelo Programa Água Doce: “É um programa completo, que visa fornecer a água, mas também é um passo para se expandir e oferecer uma cadeia produtiva completa”, afirmou. Casado também parabenizou os coordenadores nacionais e estaduais pelo comprometimento com o PAD: “As pessoas nos vêem como a única oportunidade para resolver um problema que assola o semiárido há muito tempo”, lembrou, destacando mais de 1 milhão de pessoas vem sofrendo os efeitos da seca apenas no estado de Alagoas, que é destaque na execução do Programa.
Além dos 24 sistemas dessalinizadores que serão entregues segunda-feira (14), frutos de um convênio firmado no ano de 2009, Alagoas já está executando o segundo convênio de 2011, que irá implantar mais 101 sistemas no semiárido. Atualmente, cerca de 1700 famílias em 12 municípios são beneficiadas com água para consumo humano através do Programa Água Doce em Alagoas.
A entrega oficial dos sistemas está programada para as 9h, na comunidade Timbaúba em Cacimbinhas, onde existe, além do sistema de dessalinização, uma Unidade Produtiva do PAD, com criação de tilápias e plantação de erva-sal, para produção de forragem de caprinos e ovinos. A solenidade contará com a presença do Governador Teotônio Vilela Filho, além das Ministras Isabella Teixeira e Tereza Campello, que seguirão para uma visita a comunidades com sistemas dessalinizadores, em Santana do Ipanema, e uma comunidade já diagnosticada, porém sem o sistema implantado, no município de Maravilha.