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Socorristas do Samu são treinados sobre atendimentos psiquiátricos
Socorristas de Bases Descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram, nesta sexta-feira (28), de um treinamento sobre atendimento em urgências psiquiátricas. A capacitação, que ocorreu no Núcleo de Educação Permanente (NEP), em Maceió, faz parte do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Ministério da Saúde (MS), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O objetivo do curso é capacitar os socorristas para atender pessoas que tenham sofrido algum tipo de alteração mental, seja pelo efeito das drogas (inclusive crack e álcool) ou mesmo algum surto psicótico. “O atendimento tem que ser diferenciado, porque envolve uma pessoa que necessita de cuidados especiais”, destacou a instrutora Sandra Gico, observando a importância do papel da família para ajudar no atendimento.
“Treinamentos como esse são importantes para o aperfeiçoamento e padronização do atendimento do Samu, garantindo que os usuários do serviço, seja na capital ou interior, recebam o mesmo atendimento de excelência que marca o trabalho de nossos socorristas”, destacou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.
Durante o curso foram abordados temas como comunicação adequada ao usuário que está em surto psicótico ou com alguma alteração por ter ingerido drogas e observação do nível de consciência do paciente, para que seja verificado se ele está passando por algum tipo de alucinação. De acordo com a médica, é preciso cuidado especial com o paciente e que, a imobilização compulsória, é a última alternativa para contê-lo.
Estatística – De acordo com os dados estatísticos das Centrais do Samu Maceió e Arapiraca, o número de atendimentos relacionados a transtornos mentais vem crescendo a cada dia. Em 2012, por exemplo, Maceió registrou 1.155 atendimentos e, em 2013, o número saltou para 1.335. Somente em janeiro deste ano, foram atendidos 114, ou seja, 3,8 por dia.
Em Arapiraca os números também estão crescendo. Em 2013 foram realizados 830 atendimentos, o que representa uma média de 2,2 por dia. Somente em janeiro deste ano, foram 81, ou seja, uma média de 2,7 por dia.
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