Geral
“Canal do Sertão deixou de ser promessa”, diz sertanejo que trabalha na obra
As mãos do jovem sertanejo Tiago Pereira de Lima, de 28 anos, ajudam a construir a Estação de Tratamento de Água onde nasce o Canal do Sertão alagoano, em Delmiro Gouveia. Natural de Pariconha, Tiago é encarregado da carpintaria e, como outros milhares de sertanejos, vê com alegria o novo rio cortar o Sertão.
“A seca castiga. Lá em Pariconha, minha cidade, a gente via muito cano enterrado no chão, mas sem cair um pingo de água, sem qualquer ligação de água para beneficiar o povo da cidade”, conta. “Hoje, estou aqui na ETA podendo comprovar que o Canal do Sertão hoje deixou de ser uma promessa das muitas que foram feitas a nós, sertanejos”, diz o operário.
Tiago ainda descreve um pouco mais do sofrimento que os conterrâneos dele têm vivido ao longo dos anos de seca.
“Pariconha é uma cidade que praticamente não tem água. E eu olho e vejo a força do povo, porque só vendo para crer como é que a gente se vira aqui no alto Sertão de Alagoas. Mas Deus é justo e os homens aqui da Terra finalmente cumpriram a promessa que fizeram. Agora, é continuar na obra e esperar por dias bem melhores”, afirmou Tiago Pereira.
O presidente do PSDB Maceió, Marco Fireman, que foi secretário da Infraestrutura durante sete anos, lembra que tirar o Canal do Sertão do papel foi uma prioridade. Hoje, três grandes adutoras já estão sendo construídas e serão interligadas ao Canal para levar água a 1 milhão de pessoas de 42 cidades e 350 comunidades do semiárido alagoano.
“O Tiago tem razão em dizer que cidades como Pariconha passaram péssimos momentos nas últimas décadas, mas isso já está mudando. A água está chegando onde antes só tinha seca. O Canal do Sertão leva, acima de tudo, esperança de dias melhores para os sertanejos. Hoje já são 65 km levando água para quem, durante décadas, teve negado o direito a uma necessidade básica”, ressalta Marco Fireman.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas