Geral
HGE orienta sobre importância de cartão para atendimento na unidade
A direção do Hospital Geral do Estado (HGE) orienta os pacientes da unidade a apresentarem o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) para os atendimentos. A obrigatoriedade da apresentação do cartão para a realização de consultas e procedimentos ambulatoriais e hospitalares em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma determinação do Ministério da Saúde e visa tornar mais fidedignas as informações apresentadas.
Segundo a diretora do HGE, Verônica Omena, a apresentação do Cartão SUS ao entrar no HGE tem contribuído para a celeridade do atendimento prestado. Desde março de 2012, a unidade hospitalar solicita aos pacientes ou acompanhantes a apresentação do cartão.
“A eficiência do serviço depende também da população. O Hospital Geral do Estado é uma unidade com alta rotatividade. Quando o usuário já possui o cartão, o fluxo acontece de forma mais ordenada e com mais agilidade”, explicou a diretora.
O coordenador do Setor de Contas Médicas do HGE, Vandeildon Coutinho, destacou que o número do Cartão SUS no prontuário do paciente também melhora a assistência e organização no atendimento, garantido inclusive repasse de recursos do Ministério da Saúde no que diz respeito às despesas do hospital com o paciente.
“O cartão tem a importância do RG ou certidão de nascimento, uma vez que representa a existência do usuário na rede de saúde. A partir do cadastro, todo o histórico do usuário é registrado, desde uma consulta ambulatorial até procedimentos mais complexos como exame de tomografia e cirurgias”, afirmou.
Onde Fazer
Para fazer o Cartão SUS, o usuário que reside em Maceió pode se dirigir às unidades de saúde instaladas nos bairros da capital, assim como ao prédio da Central de Regulação de Serviços de Saúde (Cora), localizado na Rua Mizael Domingues, 73, bairro Poço, em frente ao PAM Salgadinho. É necessária a apresentação do RG ou certidão de nascimento (menor de idade); dados pessoais, como nome da mãe e município de nascimento e o endereço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-5410.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas