Geral
Empresa oferece serviços para rastreamento de transporte público
A ‘ZUQ – Transporte Inteligente’ traz uma ideia inovadora para a modernização do controle do transporte público, com a gestão de frotas de veículos de Alagoas, a partir de modernos sistemas de monitoramento de transporte. A empresa é uma das finalistas do I Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, resultado de uma parceria entre as Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Ciência Tecnologia e Inovação e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal). O resultado da premiação sairá no dia 26 deste mês.
O serviço para a modernização da gestão de transporte público é, hoje, o principal negócio desenvolvido pela empresa. Nele, o projeto oferece uma agenda que gerencia as necessidades básicas de manutenção do veículo, chamada de Flitsmobi. Além disso, a empresa oferece um serviço opcional de rastreamento, o Flitsmobi GPS, onde se tem maior controle de gastos, e é possível rastrear ou bloquear o carro
Um aplicativo para celulares de rastreamento dos transportes públicos da capital também está em processo de desenvolvimento pela empresa. Por meio dele, o cidadão maceioense pode saber quanto tempo levará até que seu ônibus passe no ponto desejado e a localização do veículo. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) está negociando com a ZUQ a adoção deste serviço para os coletivos da cidade.
A ZUQ – A empresa surgiu em abril de 2009, com sede na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e foi incubada pela Empresas de Alagoas (Incubal). Atualmente, conta com quatro funcionários, entre eles, os dois idealizadores e coordenadores do projeto, Willy Tiengo e Márcio Aguiar, além de mais um sócio e um auxiliar administrativo.
O Prêmio vem para alavancar a empresa, trazer mais reconhecimento no ramo e recursos, além de possíveis novos clientes. “A premiação em dinheiro é importante, pois poderá ser investida em marketing para a empresa atrair novos interessados no projeto. Entretanto, o valor torna-se simbólico diante da valorização e do reconhecimento que a empresa irá obter, podendo, a partir disso, assinar contratos com novos clientes”, explica Willy Tiengo.
“Nos últimos quatro anos, o Governo de Alagoas tem olhado com mais atenção para as pessoas que realmente querem fazer algo pelo Estado, aqueles que realmente têm um projeto que beneficia o coletivo e o prêmio é uma prova disso, do apoio e do incentivo que o Estado oferece aos alagoanos”, acrescenta.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas