Geral

Juceal compartilha com Tocantins estratégias desenvolvidas em AL

15/03/2014
Juceal compartilha com Tocantins estratégias desenvolvidas em AL

  represetantesdoorgao  Referência na implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e no desenvolvimento de tecnologias e estratégias para desburocratização do registro mercantil, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) compartilhou suas experiências com a Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins). Em visita técnica, durante a quarta-feira (12) e quinta-feira (13), representantes do órgão tocantinense conheceram o funcionamento da Juceal.
No primeiro momento do encontro, os responsáveis pela diretoria de Tecnologia da Informação da Jucetins, Leandro Ferreira e Afrânio Vilar, conheceram o processo de implantação e habilitação da Redesim em Alagoas – primeira unidade federativa a integrar 100% a rede.
Já no segundo dia de visita técnica, os tocantinenses se inteiraram e acompanharam o fluxo processos adotado na Junta Comercial de Alagoas, que permite o controle do andamento e o cumprimento do prazo de 48h para deferimento do processo.
O coordenador de Tecnologia da Informação da Jucetins, Afrânio Vilar, elogiou o modelo implantado e evidenciou que o problema para melhor desenvolvimento dos órgãos de registro não é só tecnológico, mas também comportamental.
“O sistema é fantástico. Nós não temos esse controle de permanência de cada setor. O andamento do processo é todo feito pelo Sistema de Arquivamento de Registro do Comércio [Siarco], o que não é tão eficaz. Importante ver que, na Juceal, existe a cultura de sempre se adaptar para o que é melhor em relação à desburocratização”, ressaltou.

Implantação da Redesim em AL

Na tarde da quarta-feira (12), os servidores da Jucetins conheceram a metodologia de implantação da Redesim no Estado, que foi dividida em cinco etapas: sensibilização, simplificação, implantação, habilitação e suporte.
Esta primeira reunião contou com a participação do presidente da Juceal, José Lages Júnior; da gerente de TI da Redesim, Carolina Cavalcante e da analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Luciana Gomes Leite, que detalharam as etapas e a persistência necessária para que a rede fosse totalmente habilitada no estado.
“Implantar a Redesim é desafiador. É um trabalho intenso de sensibilização quanto à importância desta rede integradora. Conseguimos finalizar a habilitação em Alagoas. Entretanto, a implementação é só o começo. Nós estamos na fase de monitoramento do portal, órgãos e municípios para que a excelência do funcionamento seja garantida”, explicou José Lages Júnior.
A analista do Sebrae destacou a necessidade da Junta Comercial estar a frente do processo e também a gestão moderna aplicada no órgão alagoano. “Quando tomamos conhecimento da Redesim e tivemos a intenção de implantá-la, percebemos que seria importante que a Juceal coordenasse o projeto. O sucesso da implantação em Alagoas se deve à atual gestão da Junta, apoio do governo e nossa parceria. Por isso, é importante que estes três pilares trabalhem juntos”, detalhou Luciana.

Fluxo de processos

Na quinta-feira (13), o assessor especial da Juceal, Kleber Pereira apresentou as designações das unidades descentralizadas do Estado e as ações de cada setor do órgão de registro de Alagoas, por meio de fluxograma.
Kleber Pereira destacou para os servidores da Jucetins a implantação de modelo de ação para que o tempo total de entrada do processo pelo contribuinte até o recebimento do contrato social, através de via única por e-mail, seja apenas de 48 horas.
“Temos uma planilha de controle que nos faz acompanhar todo o andamento. Com a tabela, sabemos em que setor está o processo, com qual funcionário, a hora de entrada e saída no departamento. O controle é de extrema importância porque se alguma análise estiver atrasada, procuraremos resolver o quanto antes a pendência”, explicou.
O assessor destacou que o modelo permitiu também um maior controle dos processos físicos, garantindo que os documentos fossem repassados de setor a setor sem nenhum problema. Para o assessor especial da Juceal, o sistema promoveu ainda uma competição em cada departamento para diminuição do tempo hábil de ação.