Geral

Estudantes desenvolvem gel natural para cabelos ondulados e crespos

05/03/2014
Estudantes desenvolvem gel natural para cabelos ondulados e crespos
foto99

Vitória e Lysia preparam gel à base de linhaça (Foto: José Demétrio)

    Duas alunas do Ensino Fundamental da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, localizada no município de Arapiraca, desenvolveram um gel natural para fortalecer cabelos ondulados e crespos a partir das sementes da linhaça.
Vitoria Layla e Lisya Layne – orientadas pela professora de Química Nadja Souza – chegaram ao gel alisante a partir de estudos e experimentos.
Embora o produto ainda esteja em fase de experimentação, as pesquisadoras estão entusiasmadas com os resultados do trabalho. No ano passado, elas venceram a categoria de Ensino Fundamental da última edição Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) – realizada pela Secretaria Estadual da Educação (SEE/Cecite) – e também foram premiadas com segundo lugar na Mostra Científica da Escola Açaí (MCTA), no Pará.

Produto natural – De acordo com a professora Nadja, as duas pesquisadoras estão no caminho certo e o trabalho delas tem um grande alcance social, pois além de natural é de baixo custo. “Elas não esperavam que o estudo tivesse essa repercussão toda, mas com o prêmio, passaram a acreditar mais no produto e estão cada vez mais em processo de aprimoramento”, afirmou a professora Nadja.
Vitoria Layla e Lisya Layne destacam que a pesquisa do gel natural não prejudica a saúde, previne a caspa e ainda fortalece o cabelo, ajudando pessoas de baixa renda.
“Além disso, ficamos felizes com os resultados porque estamos produzindo um produto 100% natural, que não prejudica os cabelos, pelo contrário fortalece, porque não usa qualquer tipo de produto químico”, afirmou Lisya.

Produção – Nos últimos quatro anos, a Escola Izaura Antônia de Lisboa se destaca pelos projetos de iniciação científica desenvolvido com seus alunos, os quais já representaram a rede pública estadual em diversos eventos científicos no país, sendo inclusive premiados em feiras em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.
Durante dois anos seguidos (2012 e 2013), alunos orientados pela professora Nadja integraram a delegação brasileira no Fórum Científico Juvenil de Londres.
Este ano, além da produção de gel natural para cabelo a partir das sementes da linhaça, a professora está coordenando uma pesquisa sobre a produção de sabonetes artesanais.