Geral
Corpo de Bombeiros inicia Operação Carnaval na capital e interior
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas inicia nesta sexta-feira (28) a Operação Carnaval deste ano. São 590 militares atuando em ações preventivas e ocorrências. Tudo para garantir um carnaval mais seguro para a população.
Serão 14 postos de atendimento no interior do Estado. Além de Arapiraca, Penedo, Maragogi, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios – cidades que abrigam grupamentos da corporação -, os bombeiros também atuarão em postos avançados em cidades onde haverá festividades de carnaval como Porto Calvo, Japaratinga, Piaçabuçu (Pontal do Peba), Jequiá da Praia (Duas Barras), Traipu e Piranhas.
LITORAL NORTE
O Corpo de Bombeiros conta com dois pontos-base no litoral norte – um em Maragogi e outro em Porto Calvo – com quatro viaturas que cobrirão Japaratinga e Porto de Pedras. Já nas praias, os guarda-vidas terão o apoio de um bote inflável para auxiliar as vítimas de afogamento. Na região, serão empregados 80 bombeiros durante a operação.
LITORAL SUL
O 6º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), localizado em Penedo, disponibilizou 45 militares para atuar durante o Carnaval nas orlas praianas, lagunares e fluviais de Jequiá da Praia (Lagoa Azeda e Duas Barras), Penedo e Piaçabuçu (Pontal do Peba). Seis viaturas estarão disponíveis na região.
ARAPIRACA
Em Arapiraca serão 89 bombeiros que atuarão na cidade e em Traipu – pólo de folia na região. Seis viaturas e um bote foram disponibilizados para que o tempo-resposta nas ocorrências seja o menor possível.
SERTÃO
O 9º Grupamento Bombeiro Militar (GBM), localizado em Santana do Ipanema, deslocará parte do efetivo para atuar também às margens do Rio São Francisco, em Piranhas, e Delmiro Gouveia. 28 militares atuarão na região com o apoio de três viaturas.
CAPITAL
Já na área da Grande Maceió (que abarca da Barra de Santo Antônio a Barra de São Miguel), serão mais quatro postos na capital (Serraria, Trapiche, Tabuleiro e Pontal), e seis avançados: Barra de São Miguel, Praia do Francês, Praia do Gunga, Barra Nova, Paripueira e Barra de Santo Antônio. Os postos avançados terão base na Barra de São Miguel, Paripueira e Barra de Santo Antônio. Na Barra de São Miguel serão 140 militares. Em Paripueira, 72 militares cuidam da segurança dos cidadãos e na Barra de Santo Antônio serão 16 guarda-vidas no período carnavalesco. Os militares terão apoio de seis embarcações do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) que farão rondas nas praias do Gunga, Francês, Paripueira, Barra Nova e Barra de Santo Antônio. Já na capital, serão 120 bombeiros de prontidão divididos nos postos do Trapiche, Serraria e Tabuleiro.
CARNAVAL MAIS SEGURO
Além de atuar nos diversos tipos de salvamentos, os bombeiros agem de forma preventiva através de campanhas de conscientização. Uma delas, é o Carnaval Ultra Seguro: o Bombeiro é Seu Amigão. O projeto, em parceria com a Ultragaz e o Supermercado Amigão, teve início em janeiro e consiste em disseminar dicas para o carnaval desenvolvidas pelas crianças das escolas municipais Orlando Araújo e Cícera Lucimar. A última fase do projeto será durante o carnaval, onde 30 mil panfletos com as melhores dicas das crianças que serão distribuídos pelos bombeiros em todo o Estado. Nas praias, pulseiras de identificação serão distribuídas para as crianças com o intuito de minimizar as ocorrências com crianças perdidas. Muito comum nessa época do ano.
APOIO À IMPRENSA
A Assessoria de Comunicação do CBMAL ficará de plantão das 7h às 19h durante todos os dias do Carnaval. O objetivo é subsidiar a imprensa com informações em tempo real sobre ocorrências atendidas pelos bombeiros. A assessoria enviará dois relatórios diários (um às 9h e outro às 17h) com o número atualizado das ocorrências Os telefones para contato são 8882-1988 e o 8833-8921.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"
-
3ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
4LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
5DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios