Geral
Batalhão de Polícia Ambiental apreende pássaros silvestres em Viçosa
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu nessa segunda-feira (17), em Viçosa, dezenas de pássaros silvestres de espécies diferentes. A apreensão foi feita em algumas casas na Rua Senador Ismael Brandão, conhecida como ‘Rua do Cravo’.
A operação que culminou no resgate das aves foi desencadeada após denuncia anônima oferecida ao IBAMA, que prontamente acionou o BPA. Chegando às residências, os policiais constataram que os animais eram criados e mantidos em locais impróprios.
Além das aves silvestres também foram resgatados Galos (Gallus gallus), que segundo o BPA, aparentemente, eram usados em ‘rinhas’, o que não é permitido por lei. Os animais serão levados ao IBAMA para os procedimentos legais e alguns serão devolvidos a seu habitat natural.
“Todo mundo pode criar um animal como um galo ou uma galinha, mas é necessário que eles sejam bem cuidados, diferente dos que a gente encontrou em Viçosa. Esses foram apreendidos por maus tratos; entretanto, criar animais silvestres é terminantemente proibido e é passível a pena de três meses a dois anos de reclusão”, disse o capitão Raimundo Lessa, do BPA.
Ninguém foi preso, pois a infração é de grau mínimo, o que não caracteriza flagrante. Os envolvidos responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) que será apresentado à justiça.
O comando do BPA pede que a população continue denunciando a prática dos crimes ambientais através do telefone 3315-4325 – BPA, ou pelo disque-denúncia 181 e 190. Todas as denúncias serão aceitas de maneira anônima e segura.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
5FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios