Geral

Gestores da Sesau avaliam ações de saúde realizadas em 2013

13/02/2014
Gestores da Sesau avaliam ações de saúde realizadas em 2013

   oficina_de_avaliacao Os gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se reúnem até sexta-feira (14) para participar da oficina de Monitoramento e Avaliação das Ações da Sesau, realizadas no 4º quadrimestre do ano passado (setembro a dezembro do ano passado), bem como as programações de saúde propostas durante todo o ano de 2013. As apresentações acontecem no auditório do Hotel Enseada, na Pajuçara, a partir das 8h30.
A partir das ações apresentadas pelas superintendências, diretorias, coordenações e assessorias da Sesau, e também pelo Conselho Estadual de Saúde e Comissão Intergestores Bipartite, os técnicos da Diretoria de Planejamento vão avaliar se as metas estabelecidas foram cumpridas e se as mesmas atendem às expectativas pactuadas, proporcionando benefícios aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a superintendente de Gestão e Participação Social da Sesau, Júlia Levino, as ações que não atenderem às metas propostas serão reprogramadas para o próximo quadrimestre. “Quando avaliamos, podemos ver se cumprimos tudo o que havia sido planejado anteriormente, e também se o que realizamos teve um impacto positivo sobre a sociedade”, esclareceu.
A avaliação das ações de Saúde acontece de quatro em quatro meses, como determina a Lei Complementar 141. A inciativa da Sesau é uma proposta de discussão interna que, posteriormente, será apresentada na Assembleia Legislativa do Estado e no Conselho Estadual de Saúde.
A diretora de Planejamento da Sesau, Alice Athayde, questionou os gestores sobre a proposta de meta a ser alcançada. “De acordo com a série histórica da Sesau, 70% das metas vêm sendo alcançadas. Agora, é preciso repensar essas metas para definir uma nova proposta de planejamento para 2014”, explicou.

 Programação – Nesta quinta-feira (13), foram apresentadas as ações da Superintendência de Atenção a Saúde (Suas), a Análise da Situação de Saúde (DIASS), a Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), a Superintendência de Regulação, Controle e Auditoria (Suraud), o Conselho Estadual de Saúde (CES), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a Assessoria de Comunicação (Ascom) e a Assessoria Jurídica (Astec).
Já na sexta-feira (14), serão apresentadas as ações de Orçamento, Coordenadoria Geral, Fundo Estadual de Saúde (FES), Superintendência de Gestão e Participação Social (Sugeps), Coordenação Setorial de Desenvolvimento de Pessoas (CSGDP) e Coordenação de Setorial de Gestão de Informática.