Geral
Meninas de 11 a 13 serão vacinadas contra HPV a partir do dia 10 de março
A rede pública de saúde passa a fornecer, a partir do dia 10 de março, a vacina quadrivalente contra o HPV (papilomavírus humano), utilizada na prevenção contra o câncer de colo de útero. A iniciativa visa reduzir o número de mulheres contaminadas, isso porque a estimativa em 2014 aponta para 370 casos novos em Alagoas, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
No período de 10 de março a 10 de abril, a campanha de Vacinação Contra o HPV vai ser destinada às adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos. De acordo com a gerente estadual do Programa de Imunizações, Denise Castro, a iniciativa será realizada nas escolas públicas e particulares de Alagoas, com a meta de vacinar 80% do público-alvo – o que representa, no Estado, 82.411 meninas.
Em 2014, a imunização contra o HPV passa a fazer parte do calendário básico de vacinação. Logo, as adolescentes que estiverem fora do ambiente escolar, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receberem sua dose da vacina, mesmo após o final da campanha, porque a vacina será disponibilizada nas unidades de saúde de forma permanente.
A imunização tem eficácia comprovada em indivíduos que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, nunca entraram em contato com o vírus. “Foi por essa razão que o Ministério da Saúde definiu o público-alvo da campanha, com o objetivo de prevenir essas adolescentes contra o vírus que representa a segunda causa de morte por neoplasias em mulheres no país”, justificou a gerente Estadual do Programa de Imunizações.
No entanto, os pais ou responsáveis que não queiram que as adolescentes sejam imunizadas devem assinar um termo de recusa, assumindo a responsabilidade da decisão. “É muito importante que todos entendam a importância da prevenção contra o HPV, para garantir o futuro e bem estar de suas filhas”, enfatizou Denise Castro.
Prevenção – A vacinação contra o HPV vem a somar às estratégias de prevenção contra o vírus, explica a gerente estadual de Saúde da Mulher, Fernanda Santos. De acordo com ela, as mulheres podem também evitar a doença a partir de alguns cuidados, como o uso do preservativo, a redução do número de parceiros e a higiene pessoal, além da realização de exames do colo do útero (papanicolau).
Capacitação – Para instruir os técnicos municipais sobre a importância da campanha de Vacinação Contra o HPV, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem capacitando os profissionais dos 102 municípios alagoanos acerca dos cuidados com a saúde da mulher e a ocorrência do câncer de colo de útero, como também os informes técnicos e estratégias da imunização contra o HPV, que passa a fazer parte do calendário básico de vacinação, sendo disponibilizada nas unidades de saúde.
Vacina – A vacina que será oferecida pela rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. Após a aplicação da primeira dose (para adolescentes de 11 a 13 anos, nas escolas e unidades de saúde), a pessoa deverá aguardar seis meses para tomar a segunda dose (na unidade de saúde) e cinco anos para receber a terceira dose (também na unidade de saúde).
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas