Geral

Câmara Setorial da Mandioca discute polo agroalimentar

11/02/2014

    Representantes do Fórum da Mandioca se reúnem hoje à tarde em Arapiraca para a primeira reunião de 2014 da Câmara Setorial da Mandioca. Na pauta, estão a avaliação do Projeto Reniva no Estado de Alagoas, a apresentação do Pólo Agroalimentar de Arapiraca e seu processo de gestão, além do calendário de reuniões para este ano.
A mandioca é uma cultura predominante de pequenos agricultores e ocupa, em todo o Brasil, uma área plantada de 2 milhões 346 mil hectares. No Nordeste e em Alagoas, a produção e comercialização se fortalecem a cada ano.
“Reconhecemos a importância da cadeia produtiva da mandioca aqui no Estado, principalmente, na região agreste. As reuniões da Câmara Setorial são de suma importância para fazer com que estejamos atentos a todas as ações que visem o fortalecimento deste segmento da agricultura familiar do Estado”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
O projeto da Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos de Mandioca com Qualidade Genética e Fitossanitária (Reniva) beneficiará os estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí. A ideia é multiplicar variedades reconhecidamente mais produtivas e com altos teores em amido, e mais resistentes ao clima do semiárido.
A reunião será realizada, a partir das 13h, na sede do Sebrae em Arapiraca. Entre os membros da Câmara Setorial da Mandioca que estarão presentes estão representantes do Sebrae, Seagri, Codevasf, Embrapa, Faeal, associações de produtores, entre outros.