Geral
Samu garante treinamento para profissionais da área de urgência e emergência
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 112 cursos para os profissionais que atuam no órgão e em outras unidades de saúde, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE) e dos ambulatórios 24 horas. No total foram 3.276 horas-aulas de cursos, treinamentos e estágios. O principal objetivo do governo estadual é garantir que o serviço de urgência e emergência seja cada vez mais eficiente.
Além dos treinamentos e cursos oferecidos para os profissionais, que atuam nas Centrais do Samu, em Maceió e Arapiraca, e de todas as 35 Bases Descentralizadas do Estado, o NEP do Samu de Maceió também acolhe diversos alunos em visitas técnicas. Estudantes de medicina, fisioterapia, técnicos e alunos de enfermagem, recebem capacitação promovida pelo Samu.
Segundo o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado, todo o treinamento realizado para os profissionais das Bases Decentralizadas é feito pelos profissionais-instrutores do Samu de Maceió e de Arapiraca, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentre outros.
“O treinamento é importante para as Bases Descentralizadas, porque Alagoas é o único Estado que tem atendimento de urgência e emergência a cada 30 km”, destacou o gerente do Samu Maceió, Lucas Casado.
Atendimento pré-hospitalar – Durante os cursos, são realizadas aulas teóricas e práticas e os principais temas abordados são regulação médica, higienização e desinfecção de ambulâncias, treinamento no uso de equipamentos como bomba de infusão e desfibriladores, treinamento para atendimento de múltiplas vítimas, treinamento para tele-atendimento, treinamento para atuação médica no serviço Aeromédico, capacitação para profissionais que utilizam motolâncias, entre outros.
Também são realizadas visitas técnicas de alunos de medicina e enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), Faculdade de Alagoas (FAL) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Além dos cursos, o NEP de Maceió também dispõe de um programa de estágio curricular obrigatório para os alunos do quinto ano de medicina da Uncisal e Ufal, através de um convênio firmado entre as instituições e a Sesau.
Durante o estágio, os estudantes de medicina são capacitados para atuar nas urgências e emergências, especificamente sobre vários tipos de traumas, dentre eles: de tórax, abdômen, Traumatismo Crânio Encefálico (TCE); trauma de face; doenças circulatórias; urgências psiquiátricas; lesão por eletricidade; sofrimento respiratório agudo (criança e adulto); queimaduras; urgências obstétricas; atendimentos obstétricos, imobilização e também noções gerais sobre a Política Nacional de Humanização (PNH). Em 2013, o NEP e a Sesau inovaram na disponibilização de cursos e ofereceram cursos de primeiros socorros para os servidores do setor administrativo do Samu Maceió.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas