Geral

Técnicos da Vigilância Sanitária fiscalizam bares e restaurantes

11/02/2014
Técnicos da Vigilância Sanitária fiscalizam bares e restaurantes

Foto: Olival Santos

Foto: Olival Santos

No verão, o fluxo de turistas em Maceió aumenta e os bares e restaurantes ficam bastante movimentados. Para garantir a qualidade dos alimentos servidos nestes locais, técnicos da Vigilância Sanitária do Estado e do município de Maceió fiscalizaram no sábado (8) bares, restaurantes e vendedores ambulantes.
A iniciativa faz parte do Projeto Operação Verão e prossegue até período do Carnaval.  Durante a ação, os técnicos fiscalizam o armazenamento e a manipulação dos alimentos, o descarte de lixo, além de venda de bebidas alcoólicas para menores.
“Apesar de a Operação Verão possuir um caráter primordialmente educativo, os técnicos da Vigilância Sanitária estão preparados para utilizar seus instrumentos legais como notificações, multas e até interdição do estabelecimento”, destacou o diretor estadual da Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra.
Cuidados com os alimentos no verão – E como parte da Operação Verão,  a Vigilância Sanitária alerta para os cuidados extras no consumo de alimentos no verão. De acordo com Paulo Bezerra, o aumento da temperatura incentiva às pessoas a saírem mais de casa. “No calor a população deve consumir alimentos mais leves como frutas, verduras e legumes, além de ingerir muitos líquidos para evitar a desidratação”, orienta.
Segundo a nutricionista da Vigilância Sanitária, Tânia Guedes, a alta temperatura contribui que os alimentos tenham um período menor de conservação. “Produtos perecíveis não podem ser mantidos por mais de duas horas em temperatura ambiente”, alerta a especialista, acrescentando que  entre os riscos da má conservação de alimentos estão o aparecimento de infecções e intoxicações com sintomas como náuseas, vômitos, febre, cólicas intestinais e diarreia, além de infecções por bactérias como a salmonela, que se prolifera rapidamente no calor.
Ainda de acordo com a nutricionista, a população deve sempre se lembrar de lavar bem as mãos antes de manipular alimentos, evitar alimentos a base de carne crua ou mal passada, aumentar o cuidado com o preparo de carne de galinha, sempre cozinhar bem os ovos e estocá-los em refrigeração, e lavar bem verduras, fruta, legumes e utensílios de cozinha. “Com esses cuidados, a população pode aproveitar ao máximo seu verão sem se expor a riscos para sua saúde”, afirma a especialista.