Geral
Novo comandante da PM reafirma compromisso com valorização da tropa
O novo comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), coronel Marcus Aurélio Pinheiro, já definiu os seus planos e metas para a corporação em 2014. Seguindo a linha de valorização dos militares adotada pela atual gestão da Secretaria de Defesa Social (Seds), Pinheiro adiantou que o planejamento da PM será totalmente voltado à motivação do efetivo, medida que, segundo o coronel, resultará em rápidas respostas aos índices de criminalidade do Estado.
“Iremos agir de maneira célere e pontual nas principais demandas referentes à segurança pública de Alagoas. Nossos policiais estão passando por qualificações para melhor atender à sociedade e com a garantia do governo em relação ao realinhamento salarial da categoria. Estamos todos centrados em torno de um só propósito, que é combater a criminalidade no nosso Estado”, afirmou o comandante.
Desde a posse do novo secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares, há duas semanas, diversas operações policiais começaram a ser desencadeadas em Alagoas. De acordo com o comandante Pinheiro, novas medidas ostensivas e de prevenção irão acontecer periodicamente ao longo do ano.
Iniciativas a exemplo da Operação Muralha, que reativou e intensificou a abordagem aos motoristas em quatro pontos de entrada na capital, já começaram a render frutos, como diversas apreensões de armas e drogas.
“Os trabalhos feitos em parceria com a Polícia Civil irão continuar de maneira integrada. A união entre as forças será imprescindível, além, é claro do auxílio da população com as denúncias”.
Outro ponto forte de atuação da PM em 2014 será no reforço às Bases Comunitárias. Para o mês de fevereiro, todos os postos receberão novas viaturas, que estarão equipadas com aparelhos telefônicos com o objetivo de diminuir o tempo de atendimento de possíveis ocorrências.
“Estamos em fase final no processo de implantação dessa nova ação nas nossas bases. Iremos deixar a comunidade atendida de posse do número telefônico da viatura que estará fazendo a ronda na área, para que assim o tempo de resposta seja mais curto”, explicou o novo comandante.
Ainda em 2014, as Bases Comunitárias serão ampliadas. Atualmente, seis unidades contemplam alguns bairros da capital, porém o Governo de Alagoas firmou o compromisso de aumentar esse número para 30. De acordo com o comandante da PM, o trabalho feito junto à comunidade é um dos principais meios de se combater a violência nas regiões atingidas.
“Consideramos a ajuda da população essencial para que o trabalho tenha a devida eficácia. Trabalhar juntos em prol do mesmo objetivo é imprescindível”.
Proerd
Uma das principais ações coordenadas pela Polícia Militar em Alagoas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), passará a contemplar o interior de Alagoas em 2014.
À frente do projeto desde a sua concepção, em 2002, a tenente-coronel Valdenize Ferreira já recebeu o aval positivo do comandante Pinheiro para, nas próximas semanas, começar o planejamento de expansão do Proerd.
“A importância do Proerd exige uma maior abrangência. A educação das crianças com uma cultura contra as drogas e a violência precisa ser disseminada da melhor maneira possível”, concluiu o comandante, empossado oficialmente pelo governador Teotonio Vilela Filho nesta sexta-feira (31).
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5NOMEAÇÕES
Diário Oficial do Município traz nomeação de sete novos secretários em Maceió