Cidades

Alagoas fortalece atenção básica à saúde municipal

23/01/2014
Alagoas fortalece atenção básica à saúde municipal

   atenbasica Gestores da Saúde do Estado, dos municípios e do Governo Federal participaram, nesta quinta-feira (23), de uma mesa redonda sobre o fortalecimento da Atenção Básica e da Política Nacional de Atenção Hospitalar. A discussão ocorreu durante o II Congresso dos Municípios Alagoanos, que prossegue até sábado (26), no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió.
Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, destacou o apoio do Governo Federal para a estruturação e ampliação da Atenção Básica no Estado. “Estudos mostram que muitos problemas de saúde enfrentados pela população podem ser resolvidos na esfera básica de atendimento”, explicou Villas Bôas, destacando que o fortalecimento da Atenção Básica contribui para redução da demanda em unidades, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE).
Jorge Villas Bôas ressaltou, ainda, que a gestão do governador Teotonio Vilela Filho foi pioneira na parceria com as administrações municipais e, como exemplo, em 2013 repassou cerca de R$ 80 milhões em recursos próprios para as 102 cidades alagoanas. “Sem esses recursos diversas unidades de saúde e hospitais do interior do Estado seriam obrigados a encerrar suas atividades, causando um prejuízo imensurável a todos os alagoanos”, destacou o secretário.
Na oportunidade, o diretor de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Eider Pinto, elogiou o compromisso estadual na estruturação da Atenção Básica e explicou que as Unidades Básicas de Saúde são portas de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Por entender a importância da Atenção Básica, o governo federal aumentou o financiamento em 55% nos últimos três anos”, afirmou.
O diretor nacional também ressaltou que o aumento no investimento na esfera primária de atendimento gera economias a médio e longo prazos. Isso porque, com a ampliação da cobertura básica, que inclui trabalhos de prevenção, muitos problemas de saúde deixam de progredir para quadros mais complexos.
Também presente ao congresso, a diretora do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Normanda Santiago, elogiou o apoio estadual e federal aos municípios. “É sempre importante para gestores municipais contar com o apoio técnico e financeiro das esferas estadual e federal. Apenas através da parceria entre todos é possível oferecer uma assistência digna para a população”, disse.
O congresso é um projeto da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), sendo dividido em dois eixos: gestão, que envolve temas ligados à administração pública; e saúde, com temas exclusivos para os secretários municipais de saúde. O encontro contou também com a participação da secretária adjunta de Estado da Saúde, Sylvana Medeiros, de prefeitos e secretários municipais de Saúde.