Geral

Sgap realiza a maior transferência de custodiados para Presídio do Agreste

31/12/2013
Sgap realiza a maior transferência de custodiados para Presídio do Agreste

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) realizou nesta segunda-feira (30) uma operação de transferência de presos da capital para o Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. Foram cinco ônibus, transferindo 205 custodiados dos presídios Cyridião Durval, Baldomero Cavalcanti e Presídio de Segurança Máxima.transferenciareeducandos
A transferência envolveu 150 agentes da segurança pública integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Grupo de Intervenções Táticas (GIT) e Grupo de Escoltas e Remoção (GER) do sistema prisional, além de apoio aéreo.
O superintendente geral adjunto da Administração Penitenciária, tenente-coronel Marcos Sérgio, que comandou a operação, afirmou que o objetivo da ação é atender o que preconiza a Lei de Execuções Penais (LEP), além de ser um ato preventivo. “A operação visa atender a LEP e fazer o remanejamento dos internos, evitando possíveis tumultos, como fugas e motins, neste período de fim de ano”, ressaltou.
Segundo o superintendente geral, tenente-coronel Carlos Luna, a transferência já estava prevista, aguardando apenas a normalização das atividades da Polícia Militar.
A transferência de reeducandos foi a maior já realizada pela Administração Penitenciária. Equipes da corregedoria e da ouvidoria, além de uma ambulância da Sgap, acompanharam toda a operação, visando preservar os profissionais e garantir a integridade física dos custodiados.
Os familiares dos reeducandos transferidos que quiserem informações sobre os custodiados poderão fazer contato com a Ouvidoria do Sistema Prisional através do telefone 3315-1756 em horário comercial.