Geral
Alagoas é o primeiro estado a integrar totalmente rede que simplifica registro de empresas

Em 2013, Alagoas se firmou como referência nacional no registro empresarial. Para fechar o ano de forma ainda mais positiva, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) concluiu a habilitação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), nesta semana, quando o município de Ouro Branco passou a integrar a rede – viabilizada no estado através do portal Facilita Alagoas.
As prefeituras, que antes eram as últimas consultadas no processo de registro de empresas, agora são as primeiras. De acordo com Carolina Cavalcante, gerente de Tecnologia da Informação da Redesim em Alagoas, agora os municípios são responsáveis por deferir a Consulta Prévia de Endereço no portal Facilita.
“Para constituir uma empresa, o contribuinte precisa realizar as Consultas Prévias de Nome Empresarial e Endereço no portal. Ele pergunta previamente ao município se o empreendimento dele pode ser aberto em determinado local, o que evita uma posterior interdição, por exemplo”, explica.
O presidente da Juceal, José Lages Júnior, que coordena este trabalho de implantação da Redesim no estado, contou que a desburocratização no registro empresarial está impulsionando a abertura de novas empresas.
“Ainda não fechamos o balanço total de 2013, mas já temos quase 17 mil empreendimentos registrados somente este ano. Alagoas tem se destacado bastante no âmbito econômico e empresarial. Somos referência nacional no registro e empresas e isto é muito positivo para nosso estado”, pontua José Lages.
O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, comentou sobre os números, falando que esse crescimento de empresas abertas em Alagoas é fruto de uma política bem direcionada, com foco na desburocratização dos processos.
“Facilitar a vida do empreendedor no ato de abertura ou registro do seu negócio é uma prioridade para o Governo de Alagoas. Nosso papel é oferecer os meios necessários para que o pequeno, médio ou grande investidor possa desenvolver suas atividades no estado. Esses números comprovam a eficiência do trabalho que está sendo feito”, colocou o secretário.
Redesim – A Redesim foi criada Lei nº 11.598/07 e é válida para o Brasil inteiro. Esta rede integra órgãos municipais, estaduais e federais responsáveis pelo registro e pela legalização de empresas e simplifica a abertura, alteração e baixa de empreendimentos. Os dados são coletados e distribuídos online. Isto significa que há a circulação da informação e não mais o contribuinte se deslocando de órgão em órgão.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
4TERRITÓRIO DIGITAL
Google Maps atualiza demarcação do Território Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios
-
5CHINA
Analista: se Marinha dos EUA passa aperto para lidar com houthis, imagina com a 'jaganata' da China