Cidades
Xadrez é importante aliado da Prefeitura da Barra de Santo Antônio na educação

Com o objetivo de estimular ainda mais o raciocínio dos estudantes e ensiná-los a organizar ideias e pensamentos, a Prefeitura da Barra de Santo Antônio implementou aulas de xadrez em escolas da rede municipal de ensino. Em atividade desde o início de maio, as aulas são destinadas aos alunos de 7 a 18 anos e já reúnem 120 alunos em quatro escolas da rede municipal.
O projeto ”Xadrez Ginástica da Inteligência” nas escolas é uma atividade extracurricular e visa propiciar a prática da memória e da capacidade de concentração. A velocidade de raciocínio também é beneficiada. “O xadrez é uma importante ferramenta para o avanço intelectual dos jovens em idade escolar, como também em sua vida social, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso e nem a vitória é sinônimo de sucesso”, afirmou Jayme Miranda, professor e coordenador do projeto.
A Secretária de Educação, Profª Quitéria Ferreira destaca que um dos grandes benefícios do projeto é o estímulo à responsabilidade de cada aluno. “O jogo de xadrez é um bom professor, pois é um jogo de consequências. Cada atitude e decisão têm o seu desfecho e, desse modo, o jogo estimula o hábito de refletir antes de agir, além de levar o aluno a arcar com as responsabilidades dos próprios atos”, destacou a Secretária. “Além de ser um jogo divertido, traz benefícios para o raciocínio e para a vida”, completou.
O Prefeito Rogério Farias está satisfeito com a iniciativa. “Precisamos utilizar ferramentas que agradem os alunos e fazer delas instrumentos pedagógicos do conhecimento. Eles desenvolvem muitas habilidades úteis para toda a vida como: concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, autocontrole, espírito de decisão e perseverança.”, disse.
O jogo representa um caminho diferente de aprendizagem e promove a formação integral do aluno, estimulando o intercâmbio e a integração social. Atualmente, dos 4.000 alunos da rede municipal, mais de 120 já praticam o esporte. Com a melhora do rendimento dos alunos em sala de aula, a ideia agora é intensificar o ensino e a prática.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda