Cidades
Participação da Prefeitura de Maceió na Bienal registra compromisso com a Educação
Como toda boa história, a participação da Prefeitura de Maceió na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas surpreendeu não somente pelos atrativos ofertados, mas principalmente graças às formas encontradas de atrair a atenção – principalmente – de crianças, alunos da rede pública municipal de ensino, pais e famílias inteiras maceioenses e alagoanas. Em uma parceira briosa, as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Comunicação Social (Secom) montaram um espaço minuciosamente elegante e convidativo. Foi assim durante 10 dias que a Praça do Conhecimento encantou crianças e recuperou a criança em cada visitante que, após transcorrer o salão superior do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, encontravam um refúgio para a fantasia e imaginação.
Os números são absolutos: o público, que sentou no tapete , dividiu espaço com almofadas coloridas e ouviu a contação de histórias, superou a marca de 20 mil pessoas. Desse número registrado pela organização, 8. 143 correspondem a estudantes da rede pública municipal de ensino, entre os dias 26 de outubro e 02 de novembro.
“A Praça foi um espaço para que todas as crianças tivessem a oportunidade de ser criança, além de ser um ambiente inclusivo. Digo isso pelo fato de termos recebido desde crianças com deficiência visual até locomotora. A programação foi diversificada, mas vale ressaltar que toda ela tinha caráter pedagógico. A Prefeitura está de parabéns pelo arrojo em promover um ambiente como a Praça do Conhecimento”, ressaltou a secretária municipal de Educação Ana Dayse Dorea.
Os 180 metros quadrados da Praça do Conhecimento se elevavam em letras ampliadas em um mural colorido. Do lado do mural e de suas ilustrações, no Coreto do Conhecimento artistas exploravam o sorriso nas crianças com contação de histórias. No centro, à frente do pórtico de entrada, uma árvore surpreendia os olhares: em seus galhos, ao invés de folhas, livros para leituras espontâneas.
Ainda para compor o cenário, uma mostra fotográfica sobre a vida em Maceió. Do lado direito, a Oficina das Artes entreteve as crianças com pintura e recreação. No chão o Tapete Lúdico, jogo de tabuleiro gigante, transformou crianças em peças de movimento para que avançassem a cada pergunta respondida sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Prestígio e agradecimento
Aos iniciantes, ler é uma atividade sempre a dois. É preciso juntar sílabas, entender significados e, sobretudo, apoiar-se em guia que conduza o entendimento de mundo – a família assume esse papel e os professores acompanham o crescimento da leitura. Dada a importância dos professores e dos discentes, em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Maceió ofereceu Vale-livro: crédito disponibilizado entre os dias de Bienal para reconhecer e valorizar a descoberta da leitura para os alunos da Educação Infantil.
Com o crédito de R$ 25, os professores tiveram a oportunidade de adquirir material pedagógico. Já os alunos receberam R$ 10 cada um para compra de literaturas infantis. Foram beneficiados cerca de 3.338 professores, coordenadores, diretores e vice, e 7.361 alunos, com idade entre 03 e 05 anos.
Para a professora Paula Castro, a iniciativa foi louvável. “Para as crianças foi uma oportunidade e tanto. Para os professores um reconhecimento”, afirmou.
Na programação para a Bienal, a Semed também coloriu outra novidade. Na parte baixa do Centro de Convenções, a Estação Saber – biblioteca volante da Semed – acrescentou mais prestígio ao evento que convidou a todos a “descobrir nas palavras a magia dos sentidos”. Após a recuperação e restauração, fruto de uma parceria com empresas privadas Servipa e Bukone, a Estação Saber volta às atividades com um acervo variado e com equipamentos tecnológicos para uso da criançada.
“Foram mais de 10 anos que este ônibus ficou parado. Ele era importantíssimo para as escolas, mas foi abandonado. Quando reassumi a Semed, priorizamos a recuperação e com o apoio de parceiros, a Estação Saber volta a funcionar e vai levar mais leitura e inclusão digital para as escolas da Rede”, disse Ana Dayse.
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