Cidades
Desenvolve assina convênio para benefício da produção agrícola
Representantes da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), da Desenvolve – Agência de Fomento do Estado de Alagoas e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram, na segunda-feira (14), convênio no valor de R$ 100 mil. Na oportunidade, o governador Teotonio Vilela entregou um caminhão refrigerado e uma moto, que serão utilizados para benefício dos cooperados e melhoria na comercialização dos produtos.
O convênio assinado tem como finalidade a criação de um fundo rotativo, que será destinado à produção e comercialização dos produtos da cooperativa, a construção de quatro casas de beneficiamento de frutas, nas propriedades dos cooperados, e reforma de uma já construída.
Os veículos entregues pelo governador e pela coordenadora de microfinanças da Desenvolve, Josinete Cabral, são resultados do edital de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Baixa Renda, que tem por objetivo selecionar e apoiar financeiramente a execução de projetos de inserção produtiva no Estado de Alagoas.
De acordo com o presidente da Coopeagro, Varderi dos Santos, a cooperativa tem uma busca continuada pela sustentabilidade e pela independência dos agricultores. “Buscamos apoio do Governo do Estado e de instituições como a Desenvolve para nos desenvolvermos cada dia mais. Por isto, estou muito feliz com a assinatura deste convênio. O caminhão e a moto são de suma importância para a melhoria da nossa produção e distribuição, é muito gratificante ver que estamos conquistando o que buscamos”, falou.
Na oportunidade, também foi entregue um veículo Strada Adventure para a presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Dandara, Laudicéia Maria Silva. O veículo vai auxiliar no transporte e escoamento da produção dos agricultores que fazem parte do mesmo. “Não foi fácil chegar até aqui, mas com o apoio de instituições como a Desenvolve, temos conquistado avanços importantes”, disse Laudicéia.
O governador e técnicos da Desenvolve também fizeram uma visita à obra de construção da beneficiadora de frutas do Assentamento Massangana, que é resultado de um dos projetos vencedor do edital acima citado.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região