Geral
Grupo Delfin, Philips do Brasil e Sesau realizarão exames de mamografia durante o Outubro Rosa 2013
Nesta quarta-feira (2), o Grupo Delfin, a Philips do Brasil e a Secretaria de Estado da Saúde anunciam o lançamento do mutirão de atendimento móvel para realização de exames de mamografia em Alagoas, durante o Outubro Rosa. O objetivo da ação é chamar atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento do câncer de mama. A cerimônia de abertura acontecerá às 10h, na Praça Multieventos, com a presença dos executivos da Philips, do Grupo Delfin e representantes das secretarias do Estado e do Município.
No Brasil, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2013 serão registrados aproximadamente 52 mil novos casos de câncer de mama, assim como no ano passado. A Philips, líder em inovação para saúde e bem-estar, tem um compromisso global de promover ações que transformem a saúde das pessoas. “Desde 2010, promovemos a campanha do Outubro Rosa, sempre por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, e a meta para 2013 é realizar 10 mil exames. Para isso, a ação será replicada para Salvador (BA) e Barueri (SP)”, afirma Vitor Rocha, vice-presidente da Philips Healthcare para América Latina.
Para auxiliar essas mulheres foi criada uma estrutura completa de atendimento. Ao todo, serão quatro caminhões com capacidade diária para 140 exames e um ônibus com capacidade para 70 exames, todos os dias, que contarão com a estrutura necessária para o diagnóstico, sob a responsabilidade do Grupo Delfin. As Secretarias de Estados e Municípios serão responsáveis pela estrutura, atendimento das pacientes nas unidades móveis e pelo pós-atendimento, caso seja necessário. E a Philips tem a missão de promover a divulgação e a conscientização sobre o projeto em âmbito nacional.
As cinco unidades juntas poderão atender até 630 mulheres por dia e, para a realização dos atendimentos, as mulheres devem apenas levar um documento oficial com foto e o cartão do SUS. O projeto visa atenção integral, iniciando o atendimento pelos exames de mamografia, sendo garantidas também todas as demais análises para as pacientes que apresentarem suspeitas. Além dos exames, os casos identificados serão encaminhados pelas secretarias para realização do tratamento em unidades públicas de alta complexidade em oncologia para o seguimento que seja necessário.
Outubro Rosa – A Philips do Brasil aderiu à causa do Outubro Rosa em 2010, oferecendo mamografias em diversos Estados do Brasil. No primeiro ano (2010) a ação ocorreu em São Paulo e contou com a parceria do ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e a secretaria de saúde do estado, conseguindo atingir um total de mil exames de mamografia. Nos anos seguintes, em 2011 e 2012, a companhia mudou a dinâmica do projeto, utilizando uma unidade móvel que circulava pela cidade selecionada, realizando exames de mamografias em diversas cidades.
Em 2011 a ação aconteceu no Rio de Janeiro, por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio Janeiro e o Projeto CIES – Centro de Integração de Educação e Saúde, obtendo um total de três mil exames. E, em 2012, a ação ocorreu na Bahia, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Grupo Delfin, atingindo seis mil atendimentos no final da ação.
Agenda – Lançamento do mutirão de mamografias em Maceió e roteiro de atendimento
Cerimônia de abertura oficial
Data: 2 de outubro de 2013
Horário: às 10h da manhã
Local: Praça Multieventos, Pajuçara
Roteiro de atendimento
De 3 a 12/10 – Estacionamento do Shopping Pátio Maceió
De 3 a 12/10 – Palmeira dos Índios
De 14 a 17/10 – Estacionamento do Centro de Convenções
De 14 a 19/10 – Viçosa
Dia 19/10 – Conjunto Carminha – Ação Bairro Vivo
Dia 21/10 – Penitenciária Feminina Santa Luzia
De 21 a 30/10 – Porto Calvo
De 22 a 30/10 – Praça Deodoro
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais