Geral

Obra de saneamento avança na Praia do Francês

20/07/2012

A obra de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário está avançada no Francês, região turística do município de Marechal Deodoro. Realizada com recursos federais, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e com contrapartida do Governo de Alagoas, a obra de saneamento vai beneficiar cerca de 15 mil moradores do distrito, além de desenvolver o turismo local. As informações são da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), responsável pela obra.
Cinco frentes de trabalho atuam na implantação do sistema e quase toda a rede coletora de esgoto está concluída. Os serviços das obras da Estação de Tratamento de Esgoto e da Estação Elevatória de Esgoto também já foram iniciadas.
De acordo com a superintendente de Obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima, o Sítio Redenção e os loteamentos Encontro do Mar e Recanto dos Coqueirais, além das ruas Tainha, Vila dos Pescadores e Carapeba, são os locais onde atualmente os trabalhos estão em andamento.
“Só falta um quilômetro para concluirmos toda a Rede Coletora de Esgoto do Sistema e já iniciamos também as instalações das ligações domiciliares”, informa a superintendente.
A implantação da rede já foi concluída em diversas ruas, como no loteamento Recanto dos Coqueirais; nas ruas Caramujo, Natal, Fortaleza, São Luís, Salvador e das Ostras; e nas avenidas 4 de dezembro e Maceió.
Saúde e Turismo
A implantação do Esgotamento Sanitário do Francês é mais uma ação do Programa Alagoas Tem Pressa e consiste em 18,5km de extensão da rede de esgoto, sete estações elevatórias, 1.859 ligações domiciliares, 5,8km de recalque e uma estação de tratamento de esgoto, cuja função é descontaminar os dejetos coletados dos domicílios.
Para o secretário da Infraestrutura, Marco Fireman, os investimentos na área de saneamento são essenciais também para os setores da Saúde e do Turismo. “Toda obra de saneamento gera mais saúde para a população. Além disso, com as águas da Praia do Francês mais limpas, desenvolvemos também um dos principais polos turísticos de Alagoas”, disse o secretário Marco Fireman.