Geral

Associação Alagoana de Imprensa

11/07/2012

  No dia 13 de junho pretérito do fluente ano, a Associação Alagoana de Imprensa (AAI), criada nas dependências do vetusto Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (13.6.1931), completara 81 anos de fundação por uma plêiade de intelectuais da época.

E, por isso, a efeméride não poderia passar despercebida em face da importância da data no contexto do calendário cultural do Estado como um todo. Mesmo assim, o governador Téo Vilela insiste não apoiá-la quando solicitou através de Processo uma ajuda financeira a fim de continuar sua missão. Muito pelo contrário, indeferiu através da Superintendência da SECOM alegando ausência de dotação orçamentária
Empresário Dr. Bernardino Nogueira de Lima, eleito Presidente de Honra da AAI, no seu majestoso Pajuçara Hotel determinou lauto jantar aos convidados (30.6.12) a fim de empossar a novel diretoria da octogenária entidade que passou a ser constituída:
Presidente Professor Laurentino Veiga (reeleito); Vice-Presidente Mestre Jorge Morais, coordenador-geral de Comunicação/Cesmac; Primeiro secretário Dr. Givan Lúcio; Segundo secretário publicitário/jornalista Francis Lawrence; Primeiro Tesoureiro Dr. Estácio Valente, Conselheiro/Cesmac; Segundo Tesoureiro Auditora/Professora da Seune Vanessa Pollyanna; Diretor social Dr. Romeu de Mello Loureiro; Diretor institucional Di Menezes; Diretor Internacional Dr. José Verdasca, Presidente da Ordem Nacional dos Escritores (SP); Diretor Cultural Comendador Geraldo Maia Câmara; Consultor Jurídico Dr. Romany Rolland Cansanção Motta; Diretor de RP Dr. Geraldo Dantas; Diretor de Pecúlio Cremildo Vicente de Oliveira.
Oitenta e um anos não representa somente uma profícua atuação em prol da categoria dos jornalistas profissionais de Alagoas (até 1959 quando brotou o Sindicato), bem como em benefício da cultura caeté tão carente de ajuda financeira dos governos federal/estadual/municipal.
Na oportunidade da posse, a entidade outorgou a COMENDA/MEDALHA DOUTOR IB GATTO MARINHO FALCÃO a diversas autoridades presentes, a saber: jurista Fernando Maciel, Empresário Caio Porto, Devis Portela de Melo, Alder Flores, Dr. Bernardino Nogueira (anfitrião perfeito) e outras personalidades que ajudam a entidade a perseguir seu ideário na pátria Alagoas. 
“Tempo chega e se faz presente. O presente envelhece e ser torna passado”. "Engrandece àqueles que seguem o pensamento de Fernando Pessoa:” Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.
Sinto-me recompensado na peleja da vida a presidir a Associação Alagoana de Imprensa há quatorze anos. Durante esse período não pude agigantá-la em face de apoio financeiro que perdura até os dias atuais. Contudo, nas minhas colunas dos jornais Alagoas em Tempo/ Tribuna do Sertão/ Extra,/Jornal de Alferrarede (Portugal), veiculo notícias de interesses dos preclaros associados.
Nesse sentido, encoraja-me a continuar minha luta defendendo a probidade pública, a ética nos negócios públicos/privados e, principalmente, na questão da violência pública que deixa a desejar no governo do filho do Velho Menestrel que, por sua vez, leva à população ao desespero sem ação governamental.
A Imprensa dissera Ruy Barbosa; “É o olho da Nação”. Vê o que passa contra ela, rejeita as falcatruas a fim de esconder a verdade, somente a verdade. Enquanto perdurar a censura à imprensa, por certo, prejudicará a democracia como o melhor sistema de governo na contemporaneidade.