Geral
Senai de Alagoas é 2° lugar no Concurso de Miniaulas
06/07/2012
O Departamento de Alagoas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) voltou a ser destaque nacional. A videoaula Curva ABC, idealizada pelo professor Fabiano Duarte, da área de Gestão do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no bairro do Poço, conquistou o segundo lugar na terceira edição do Concurso de Miniaulas do Senai.
A iniciativa faz parte da proposta do Departamento Nacional de incentivar os docentes da instituição, de todo o País, na produção de conteúdo audiovisual educativo. A aula enviada pelo Senai/AL tratou do teorema do economista italiano do século XIX Vilfredo Pareto, e seu uso no estudo entre riqueza e pobreza. Para produzir a videoaula, o professor contou com o apoio técnico dos colaboradores do Núcleo de Recursos Didáticos do CFP-GP Alexsandro Costa dos Santos, Anderson Rufino Barbosa e Pablo Lins Casado, e do Núcleo de Design da unidade, Eliton Elói Brandão de Freitas.
Gravada à época com recursos mínimos de equipamento e utilizando-se das dependências do CFP Gustavo Paiva, além da colaboração de alunos da turma de Logística do professor Fabiano, a miniaula Curva ABC deixou nada menos que outras cinquenta videoaulas para trás e trouxe para Alagoas, em sua primeira participação no concurso, o excepcional segundo lugar, lembrou Pablo Lins, que é assistente administrativo.
O Núcleo de Recursos Didáticos do Senai parabenizou o professor Fabiano Duarte pela concepção da miniaula, apontado como o principal responsável por essa conquista. Os agradecimentos foram estendidos à professora Nívia Maria Carvalho de Andrade, grande incentivadora do NRD e seus colaboradores, e ao diretor Marcelo Carvalho por acreditar e investir na expansão do setor.
Concurso
Estimular a produção e o compartilhamento de recursos didáticos entre docentes do Senai são os principais objetivos do Concurso de Miniaulas, lançado pelo Departamento Nacional. Miniaulas são vídeos com duração de, no máximo, 15 minutos, em que o docente usa diversos recursos para explicar conceitos ou demonstrar procedimentos relacionados aos conteúdos dos cursos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados