Geral
Arapiraquense é preso pela PF em SE por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica
DA REDAÇÃO
A Polícia Federal em Juazeiro (BA) deflagrou na manhã desta quinta-feira (5), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), a Operação "Boca de Lobo", com o objetivo de apurar crimes relacionados a desvios de verbas federais e fraudes em licitações públicas no âmbito da prefeitura do município. A Polícia Federal (PF) de Sergipe também participou da Operação no cumprimento a um mandado de prisão na cidade de Aracaju.
A prisão aconteceu no Centro de Aracaju e o mandado foi em desfavor de um comerciário natural de Arapiraca, cuja identidade não foi divulgada pela Polícia Federal. O preso foi indiciado nos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Investigação
A investigação, referente ao período de 2005 a 2008, foi iniciada em 2007, ocasião em que surgiram indícios de fraude em licitação pública no valor aproximado de R$ 14 milhões, cujo objeto era a realização de obras de saneamento básico em um bairro do município de Juazeiro. A verba destinada às obras previstas na licitação eram oriundas de um convênio firmado com o Ministério das Cidades, tendo como gestora a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).
No decorrer do inquérito policial, foram também verificados indícios de irregularidades em outras licitações (inclusive no que diz respeito a direcionamento de licitantes vencedores), que envolveriam ex-servidores da Prefeitura Municipal de Juazeiro, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e empresas privadas. Há também indícios de fraudes abrangendo verbas do PAC 1 – Plano de Aceleração do Crescimento.
Restou apurado, ainda, que pessoas vinculadas à Prefeitura Municipal na época dos fatos (2005/2008), teriam sonegado documentos a auditores da Controladoria Geral da União – CGU, que estavam realizando auditoria no município acerca de algumas das licitações questionadas.
Cerca de 80 policiais federais estão dando cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Salvador (BA) e Aracaju (SE), além de mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro.
Mais lidas
-
1SUSPENSÃO
Plano Safra: Tesouro suspende novas contratações de linhas de financiamento
-
2OPINIÃO
A prioridade do PT e a realidade do povo: entre o "Sem Anistia" e o preço do ovo
-
3QUER MOLEZA? VÁ AO BALAIO
Café Grátis? Só para quem almoça e janta! O drama do cafezinho suspenso no Unicompra de Palmeira dos Índios
-
4CARNAVAL 2025
Botafogo Samba Clube estreia na Sapucaí abrindo desfiles da Série Ouro
-
5METRÔ
Governo de SP envia PL para viabilizar extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela