Geral

Mais de 100 famílias nos assentamentos do sertão alagoano são beneficiadas com povoamento de peixes

01/06/2012

Para atender a maisuma demanda da Comissão Pastoral da Terra (CPT), os secretários de Estado RegisCavalcante e o adjunto Williams Bezerra, além da equipe técnica da Secretariade Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq), viajaram, nesta quinta-feira (31)para Água Branca, no sertão alagoano, para entregar aproximadamente 10 milalevinos de tambaqui. Ao menos 105 famílias foram beneficiadas. O assentamentoTodos os Santos foi contemplado com três açudes e o assentamento Cobra, com um.

De acordo com RegisCavalcante a Sepaq quer acolher às demandas do Estado, para que em cada açude,barragem ou tanque possa florescer mais uma fonte de alimento e renda. “Ondehouver um pedido responsável de povoamento de peixes, como vem sendo o da Pastoralda Terra, estaremos lá, para atendê-los. O nosso objetivo é auxiliar apopulação na geração de renda, além de propiciar uma fonte de alimento, quediga-se de passagem é extremamente saudável.”

Além do município deÁgua Branca, a barragem Sinibu, do Dnocs, em Delmiro Gouveia, às margens doCanal do Sertão, também foi beneficiada com a entrega dos alevinos. Opresidente da Colônia de Pescadores Z-26, Antônio Gomes de Souza falou daalegria em receber o povoamento de peixes.

“Mesmo com a seca,essas águas não secaram e nem vão secar, porque o Canal do Sertão vem aí. Equando vemos um secretário de estado vindo trazer esperança para a comunidadecom a entrega desses alevinos, é muito satisfatório. Porque em torno de 6 mesesvamos ter mais de 5 mil peixes para alimentar nossos filhos”, relata, opresidente da Colônia.

Regis Cavalcanteagradece ainda a equipe do superintendente Edson Maruta da Sepaq e diz que aparceria do Núcleo de Piscicultura, de Rio Largo, gerenciado pelo técnico e suaequipe, e a Codevasf são grandes parceiros na entrega dos alevinos na região dobaixo São Francisco.