Geral
Gestores do Estado e municípios se reúnem para discutir medidas de combate à dengue
Preocupada com a evolução dos casos de dengue nos municípios alagoanos,a Secretaria de Estado da Saúde realiza, na segunda-feira (23), uma reunião comos representantes das cidades que estão em epidemia e risco de surto da doença.Na pauta, o reforço das ações para combater o mosquito transmissor da dengue(Aedes aegypti) e da assistência à população. O encontro acontece das 8h30 às12h30, no auditório da Escola Técnica de Saúde de Alagoas Valéria Hora.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, o encontro visa sensibilizar os gestores em relação às medidas a serem adotadas para impedir os surgimento dos casos, combater o mosquito e melhorias para aassistência da população, Além de alertar sobre o vírus quatro da dengue, que já foram notificados casos em Palmeira dos Índios, Piaçabuçu e esta semana em Maceió.
Foram convocados para reunião 45 municípios que estão com epidemia e risco de surto. Os considerados epidêmicos são: Arapiraca, Belém, Canapi, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro,Maragogi, Murici, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.
Também participam da reunião representantes das cidades que estão em alerta como Barra de São Miguel, Cacimbinhas, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coqueiro Seco, Feliz Deserto, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi,Jaramataia, Jequiá da Praia, Maceió, Maravilha, Marechal Deodoro,Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Penedo, Piaçabuçu, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Roteiro, São José da Tapera, São Miguel dos Campos,São Sebastião, Tanque DArca e Teotônio Vilela.
Programação
Na programação do evento serão apresentados temas como a situação Atual da Dengue em Alagoas; a situação dos programas municipais de vigilância e controle da dengue nos 45 municípios selecionados; diagnóstico e manejo da dengue com ênfase na organização da assistência; definição do fluxo da atenção primária, secundária e terciária e propostas de implantação do monitoramento dos vírus da dengue em Alagoas.
Dados– De acordo com o último boletim da Sesau relativo à semana 14, que corresponde ao período de 1º de janeiro a 7 abril deste ano, foram notificados 4.505 casos, desse total 153 notificações da forma grave, sendo que 19 foram confirmados. E, registrado até agora um óbito.
Diante desse quadro, Sandra Canuto afirmou que o Estado já estava realizando, desde o final do ano passado, ações com os municípios e que as atividades serão reforçadas nos próximos meses, principalmente nessa fase em que as chuvasse intensificam e há também dias de sol.
Mais lidas
-
1MERCADO IMOBILIÁRIO
Com o metro quadrado mais caro do Nordeste, Maceió será palco de imersão para arremate de imóveis
-
2CRIME
Homem é executado a tiros dentro de bar no bairro Primavera em Arapiraca
-
3ENTRADA
Médica, mãe diz ter sido impedida de entrar em hospital para ver filho baleado e morto pela PM
-
4Educação pública
Prefeito Jorge Galvão destaca conquista de Jundiá no Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
-
5UM SEGUE FORAGIDO
Preso em Maceió suspeito de matar motorista de aplicativo