Geral

Anestesistas participam de audiência pública na Câmara de Arapiraca

19/04/2012

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na tarde desta quarta-feira (18), uma audiência pública para discutir assuntos relacionados à saúde pública. A sessão foi marcada pela presença de vários médicos anestesistas de Arapiraca, que já estão com suas atividades paralisadas há quase dois meses, onde reivindicam um reajuste na tabela do SUS, que hoje paga R$ 45 por um procedimento cirúrgico de uma cesariana.

Também participaram da audiência pública, proprietários e diretores de hospitais particulares.Os debates foram conduzidos pelos vereadores Adalberto Saturnino,Daniel Rocha, Graça Lisboa, Tarcizo Freire, Josias Albuquerque,Fernando Barbosa, Gilvania Barros, Rogério Nezinho e João dos Santos.

Fizeram parte das discussões, Rodrigo Fontan, advogado e anestesista da Cooperativa dos Anestesistas do Estado de Alagoas (COOPANEST), a médica Rosângela Massuia de Amorim e Vaneska Maria Barbosa, anestesista, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Arapiraca,Maurício Fernandes e ainda o médico anestesista, Ronaldo Pereira.

Durante as mais de três horas de discussões, os anestesistas lamentaram a faltade interesse dos gestores públicos, tanto do governo do estado como do município arapiraquense em atender as reivindicações da categoria, que não tem os valores reajustados há mais de 15 anos. Segundo a categoria,a situação ficou tão insustentável que os médicos anestesistas de Alagoas decidiram fazer o descadastramento dos hospitais, atendendo apenas 30% da demanda.

Porém, esta decisão teria sido tomada pela categoria até a chegada da secretária municipal de Saúde, Sandra Márcia, que foi convidada para participar dos debates e informar qual aposição da administração municipal ao atendimento das reivindicações.

Após ouvir os pedidos da categoria, a secretária pediu a todos um pouco de compreensão, justamente porque estava assumindo a pasta há menos de uma semana, por isso, ainda estava se inteirando da situação. Porém, ela se comprometeu a falar com o prefeito Luciano Barbosa, ainda na noite de ontem, quando levaria para ele, um relatório completo sobre as discussões.

Ainda durante os debates, ficou definido que haveria outra audiência pública programada para o dia 3 de maio,quando a secretária de Saúde, Sandra Márcia, estaria retornando de uma viagem, uma vez que ela mesma fez questão de garantir que gostaria de estar presente para discutir o assunto.

O vereador Moisés Machado, que integra a bancada do PSD, ficou encarregado, de ontem mesmo manter contatos com autoridades da secretaria estadual de Saúde,para agendar um encontro entre os anestesistas, vereadores, OAB e Ministério Público, e ontem mesmo, conseguiu agendar para a próxima semana, este encontro com o secretário estadual de Saúde. "Esta audiência pública teve grandes avanços. "O impasse entre anestesistas e governo do estado, pelo menos para um encontro, chega ao fim",ressaltou Moisés Machado, ao confirmar para a próxima semana um encontro entre a categoria, vereadores e representantes da secretaria estadual de Saúde.

Os participantes da audiência pública foram unânimes em lamentar a ausência de representantes do governo do estado para discutir o assunto.

“O nosso maior interesse neste momento, não é apenas o lado financeiro, mas encontrar uma solução viável para evitar que a população seja a mais prejudicada”, disse o advogado da coopetaiva dos anestesistas, Rodrigo Fontan.

Também foi discutida a questão do atendimento no setor de saúde de Arapiraca, de pacientes de outros municípios, que tem aumentado a sobrecarga neste atendimento.“Não queremos ser contra as pessoas que aqui são atendidas, mas cuidar também dos nossos pacientes de Arapiraca” ressaltaram os médicos anestesistas.