Geral

CAB promete melhorar oferta de água em Arapiraca

18/04/2012

A Companhia de Águas do Brasil (CAB) vencedora da licitação da Parceria Público-Privada(PPP) com a CASAL para atender a região do Agreste estima que entre o final deste ano e o começo de 2013, a população de Arapiraca já passe a contar com maior oferta de água.

A expectativa é do diretor Lauro Menezes, que está instalando a CAB Águas do Agreste, unidade que vai cumprir as condições definidas na parceria em Alagoas, de ampliação,recuperação, operação e gestão do sistema produtor.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) que será construída em Arapiraca terá vazão de 1,5 milhão de litros de água bruta por hora. O diretor e explicou que a meta da CAB é se expandir no Nordeste, a partir de Alagoas. “O abastecimento de água é fundamental não só para atender a necessidade básica da população, como para desencadear o desenvolvimento. Uma empresa antes de se instalar leva em consideração toda infraestrutura do município como oferta de água e energia,condições das estradas e mão-de-obra. Arapiraca está explodindo, no sentido positivo do crescimento”, definiu.

De acordo ainda com Lauro, serão dois sistemas trabalhando em paralelo, um deles voltado só para Arapiraca e o outro para atender aos demais municípios. Além da geração de empregos durante a fase de instalação, a PPP vai proporcionar a abertura de muito mais postos de trabalho na medida em que novas empresas chegarem à região. “Só a Vale deve criar cerca de três mil vagas”, aponta como exemplo e acrescenta que tem um carinho especial pelo estado, terra de sua mãe, natural de Maceió.

O interesse em vir a Alagoas foi despertado no momento em que o Governo do Estado lançou na praça uma consulta a respeito das empresas que teriam condição de parceria coma Casal. Em 2010 houve uma audiência pública em Arapiraca e em setembro do ano passado foi aberta a licitação que contou com mais três concorrentes. Na parceria, o Governo do Estado pagará pelo serviço da CAB Ambiental o valor de R$ 37 milhões ao ano, a partir do sistema em funcionamento.

De acordo com Lauro, além da instalação há também incluído no contrato toda a manutenção. “Ao fim de 30 anos estaremos entregando ao Estado todo o equipamento em ordem e não sucateado”, prometeu.

A CAB Ambiental foi criada em 2006 pelo Grupo Galvão e já estabeleceu PPP em municípios dos estados do Mato Grosso, Paraná, São Paulo, e Santa Catarina.