Geral

Dilma reclama a Obama por depreciação do dólar

09/04/2012

A presidente Dilma Roussef reclamou ao colega americano Barack Obama sobre o que chamou de a "preocupação do Brasil com a depreciação da moeda de países desenvolvidos", durante reunião na manhã dessa segunda-feira na Casa Branca.

Falando ao lado de Obama após o encontro, Dilma se estendeu sobre o assunto e afirmou que o desequilíbrio cambial no mundo prejudica os países emergentes. A primeira parte da reunião entre os presidentes durou 1h30, o dobro do tempo previsto.

QUESTÃO CAMBIAL

A questão cambial se tornou nos últimos meses a principal bandeira do governo Dilma em relação à Economia internacional.

Falando sobre a crise, a presidente disse que os EUA também têm responsabilidade em puxar a retomada global.

Dilma pediu maior integração e, para tanto, o fim de medidas protecionistas na região –incluindo o que chamou de protecionismo cambial.

Obama que falou antes da presidente agradeceu a visita e ouviu atento com a mão no queixo. O tema cambial foi o único ponto de atrito mencionado pela presidente após a reunião de trabalho.

Eles abordaram ainda comércio bilateral, investimento entre os dois países, a oportunidade de negócio para americanos em vista da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a ampliação de parceria na área de inovação e educação e a segurança cidadã relacionada ao problema do narcotráfico na região.

Depois de falar com a imprensa os dois lideres continuariam a reunião em um almoço oferecido por Obama.