Geral

Organização e segurança do Viva Arapiraca são elogiadas pela imprensa

01/04/2012

Os jornalistas, repórteres fotográficos e blogueiros que participam do 1º Encontro de Colunistas Sociais de Alagoas acompanharam, na tarde de ontem (31), no auditório da Escola de Governo, palestra realizada pelo prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), acerca da estrutura social e do desenvolvimento econômico e cultural do município.
Durante a palestra, que também contou com a presença do secretário de Comunicação, Yale Fernandes; coordenador do Plano Decenal de Desenvolvimento de Arapiraca, Paulo Sérgio Barboza, e da colunista social e coordenadora do encontro, Jacira Leão, o prefeito Luciano Barbosa fez uma abordagem sobre a estrutura social das famílias arapiraquenses nas décadas de 1970 e 1980, nos tempos áureos da cultura fumageira, e os problemas que os agricultores familiares minifundiários enfrentaram com a decadência da comercialização do produto.
Luciano destacou a presença de crianças nas lavouras para ajudar os pais, e como este quadro mudou na sua gestão com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que chegou a ter mais de sete mil crianças atendidas com atividades de lazer.
“A iniciativa retirou as crianças das lavouras, mas decidimos implantar as escolas de tempo integral para ofertar novas oportunidades aos jovens, a exemplo de aulas no primeiro período e atividades extra-curriculares no período da tarde, como aulas de balé, música, xadrez, teatro, informática e refeições cinco vezes ao dia”, acrescentou o prefeito, lembrando que já foram construídas 11 escolas em sua gestão.
“É preciso cuidar da educação para garantir o direito de igualdade social para todos”, afirmou Luciano Barbosa. Ele também destacou as ações de políticas públicas voltadas à Saúde, com prioridade à atenção básica e o trabalho de prevenção nas unidades básicas de saúde, além da implantação do Centro de Referência e Assistência em Saúde (CRIA) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Ainda durante a palestra para os colunistas sociais, o prefeito disse que já foram construídas mais de sete mil moradias, proporcionando melhoria na qualidade de vida, aliando equipamentos sociais como escolas de tempo integral, unidades de saúde, centros de assistência social em bairros carentes e comunidades rurais.
Ele citou também os programas de urbanização da cidade, com a criação de área de convívio urbano e lazer para os arapiraquenses, como a Área Verde, Parque Ceci Cunha, Mercado do Artesanato, Memorial da Mulher, Museu Zezito Guedes e o Bosque das Arapiracas.

Festival

Na ocasião, Luciano Barbosa revelou as ações de valorização da cultura, destacando o Festival de Repente e Viola, que acontece no Mercado do Artesanato, e o Teatro do Sesi, que foi um pedido pessoal ao presidente da Federação da Indústria, José Carlos Lyra.
O prefeito finalizou a palestra falando sobre o festival Viva Arapiraca e sua conotação como parte da celebração de todas as conquistas do povo, ressaltando que o sucesso do evento se deve ao trabalho conjunto, coordenado pelo secretário de Comunicação, Yale Fernandes, e equipe.
Os colunistas sociais aproveitaram o momento para relatar o encantamento com a cidade. Eles elogiaram a organização do evento e deram testemunho da organização do evento, que transcorre em clima de muita alegria e segurança, inclusive com centenas de famílias curtindo os shows no Lago Perucaba, que será palco até este domingo da terceira edição do festival Viva Arapiraca.

Estrutura

Uma grande estrutura de palco, som e iluminação foi montada no Lago Perucaba.
Toda a área está sendo isolada e fechada para o acesso de veículos, com modificações no trânsito para ruas paralelas e com a criação de espaços para estacionamento.
Os taxistas têm acesso específico para estimular o público a utilizar serviços alternativos e, com isso, evitar congestionamentos e até acidentes nas imediações da área do festival.
No local foi montado um posto médico com UTI Móvel, posto policial com efetivo de 120 militares do Pelopes e da Rocam do 3º Batalhão, Corpo de Bombeiros, SMTT, além de monitoramento por câmeras 24 horas, banheiros químicos, balcão de informações, grandes painéis com telas em LED para o público acompanhar os shows.
O superintendente da SMTT, Severino Lúcio, reforçou a apresentação com a divulgação das ruas que serão interditadas nos quatro dias de festival.
Foram reservados espaços para estacionamento em vias laterais, bem como não está sendo permitida a entrada de pessoas com garrafas de vidro no evento.
A abertura da terceira edição do festival Viva Arapiraca foi marcada pelo sucesso, na noite desta quinta-feira (29), no Lago Perucaba, que recebeu uma megaestrutura de som, palco, iluminação e segurança para a multidão que compareceu ao evento.
Uma banda arapiraquense Janu- Matuto Urbano- abriu a festa musical com zabumbada e um toque de samba-rock. Em seguida, outra banda local, Senhora Rita, com suas músicas próprias e muito rock sacudiu o público.
A terceira banda a se apresentar- Mopho- surpreendeu ao misturar o repertório ao som de muito rock e sucessos famosos dos Beatles, contagiando todos que prestigiaram a festa.
No entanto, o público aguardou com muita expectativa a entrada da atração internacional, a banda europeia Double You, que fez uma apresentação autêntica e à altura do nome e do sucesso que o grupo mantém há mais de duas décadas.
O público não arredou o pé e dançou até canção com estilo bem reggae e remixes com levada mais house e eletrohouse. Ao final, Wiliam Naraine ‘arranhando’ um português audível elogiou o povo e a cidade de Arapiraca com a frase: “Double You. We loves you”, ou seja, no bom português “Double You, nós amamos vocês”.
Neste sábado (31), a festa começa mais cedo com a apresentação de Kelly Rodrigues e a participação de Cris Ribeiro. Logo depois, a sergipana Patrícia Polaine, convidada do festival, empolga o público presente. A noite ainda será animada por Arranha-Céus e João Felipe, artistas de Arapiraca, o sertanejo de Rafael e Gabriel, L100, e a banda de rock CPM22.
Hoje as festividades realizadas na cidade de Arapiraca, o Magrelas Bike Club em parceria com o Viva Arapiraca, está lançando a 1ª Copa de Magrelas de Mountain Bike, que será realizado nos arredores da Serra do Bujão, a partir da nove horas da manhã do domingo (1º de abril). Os participantes serão divididos em sete categorias, são elas: Elite, Master (A, B e C), Estreante, Junior e Turismo Cidade – categoria especial destinada apenas a moradores da cidade. A premiação de troféus e dinheiro será anunciada para os cinco primeiros colocados de cada categoria, sendo que todos os participantes receberão medalhas por terem ompetido.
O objetivo do evento é o de trazer mais adeptos ao esporte, tornando mais saudável o dia-a-dia dos arapiraquenses.