Mundo
Suspeito preso após incêndio danificar sinagoga histórica no Mississippi
Uma pessoa foi detida após um incêndio que destruiu uma sinagoga no Mississippi, danificando gravemente o histórico templo, num ato que as autoridades consideram criminoso.
Nenhum membro da congregação ficou ferido no incêndio que começou na Congregação Beth Israel em Jackson, Mississippi, pouco depois das 3h da manhã de sábado, disseram as autoridades. Fotos mostraram os restos carbonizados de um escritório administrativo e da biblioteca da sinagoga, onde vários rolos da Torá foram destruídos ou danificados.
O prefeito de Jackson, John Horhn, confirmou que uma pessoa foi detida após uma investigação que também envolveu o FBI e a Força-Tarefa Conjunta de Combate ao Terrorismo.
“Atos de antissemitismo, racismo e ódio religioso são ataques contra Jackson como um todo e serão tratados como atos de terror contra a segurança dos moradores e sua liberdade de culto”, disse Horhn em um comunicado.
Ele não forneceu o nome do suspeito nem as acusações que a pessoa enfrenta.
A sinagoga, a maior do Mississippi e a única em Jackson, foi palco de um atentado a bomba da Ku Klux Klan em 1967 — uma resposta ao papel da congregação nas atividades pelos direitos civis, de acordo com o Instituto da Vida Judaica do Sul , que também abriga seu escritório no prédio.
“Estamos devastados, mas prontos para reconstruir, e somos muito gratos pelo apoio da comunidade”, disse Michele Schipper, CEO do Instituto de Vida Judaica do Sul e ex-presidente da congregação.
A congregação ainda está avaliando os danos e recebeu apoio de outras casas de culto, disse Schipper. A sinagoga continuará com seus programas e serviços regulares de culto e para o Shabat, o sábado judaico semanal, provavelmente dentro de uma das igrejas locais que se ofereceram para ajudar.
Um dos rolos da Torá que sobreviveu ao Holocausto estava protegido por um vidro que não foi danificado pelo incêndio, disse Schipper. Cinco rolos da Torá dentro do santuário estão sendo avaliados quanto a danos causados pela fumaça. Dois rolos da Torá dentro da biblioteca, onde os danos foram mais severos, foram destruídos, de acordo com um representante da sinagoga.
Os pisos, paredes e teto do santuário estão cobertos de fuligem, e a sinagoga terá que substituir os estofados e os carpetes.
"Será um extenso processo de revitalização para eles", disse o investigador-chefe de incêndios, Charles Felton.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa