Mundo

Rússia ataca a Ucrânia com drones e mísseis, matando 4 pessoas em Kyiv

Por Associated Press 09/01/2026
Rússia ataca a Ucrânia com drones e mísseis, matando 4 pessoas em Kyiv
Equipes de resgate combatem um incêndio em um prédio residencial danificado por um ataque russo em Kiev, Ucrânia, na sexta-feira, 9 de janeiro de 2026. - Foto: (Foto AP/Efrem Lukatsky

A Rússia atacou a Ucrânia com drones e mísseis, matando quatro pessoas e ferindo pelo menos 22 na capital durante a madrugada de sexta-feira, disseram as autoridades ucranianas.

A Rússia também atingiu infraestruturas críticas na cidade de Lviv, no oeste do país, usando um míssil balístico não identificado, afirmou o prefeito Andriy Sadoviy. O Comando Ocidental da Força Aérea da Ucrânia informou posteriormente que o míssil viajou a uma velocidade de 13.000 quilômetros (mais de 8.000 milhas) por hora e que o tipo específico do foguete estava sendo investigado.

Entre os mortos estava um socorrista, afirmou Tymur Tkachenko, chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev. Cinco socorristas ficaram feridos enquanto atuavam no local dos ataques em curso, informou o serviço de segurança da Ucrânia.

Vários bairros de Kiev foram atingidos no ataque, afirmou Tymur Tkachenko, chefe da Administração Militar da Cidade de Kiev. No bairro de Desnyanskyi, um drone caiu no telhado de um prédio de vários andares. Em outro endereço no mesmo bairro, os dois primeiros andares de um prédio residencial foram danificados em decorrência do ataque.

Um prédio residencial é visto danificado após um ataque russo em Kiev, Ucrânia, na sexta-feira, 9 de janeiro de 2026. (Foto AP/Efrem Lukatsky)

No distrito de Dnipro, partes de um drone danificaram um prédio de vários andares e um incêndio começou.

O fornecimento de água corrente e eletricidade foi interrompido em algumas partes da capital em decorrência do ataque, afirmou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko.

O ataque ocorreu poucas horas depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ter alertado a nação sobre as intenções da Rússia de realizar uma ofensiva em larga escala. Ele afirmou que a Rússia pretendia tirar proveito do clima gélido na capital, que deixou as ruas e estradas perigosamente congeladas.