Internacional
Equipes de resgate retiram mais corpos de balsa incendiada nas Filipinas; número de mortos chega a 76.
CORON, Filipinas (AP) — Equipes de resgate recuperaram mais restos mortais de uma balsa de passageiros nas Filipinas que foi destruída por um incêndio, elevando o número de mortos para 76 neste sábado, com 13 desaparecidos.

Quarenta e três pessoas sobreviveram ao incêndio na noite de quarta-feira, entre as 132 que estavam a bordo.
A balsa partiu da capital, Manila, e estava a cerca de 39 quilômetros (24 milhas) de seu destino em Coron, na província de Palawan, no sudoeste do país, quando o incêndio começou.
A causa ainda não foi determinada, mas o porta-voz da guarda costeira citou um sobrevivente que disse que o incêndio pode ter começado no porão de carga. O sobrevivente relatou ter ouvido uma explosão, com fumaça e fogo se espalhando rapidamente, impulsionados pelo vento, disseram as autoridades.
Tendas foram montadas no porto de Borac, em Coron, onde sacos para cadáveres foram trazidos de um navio que os transportou da balsa.
A comodoro Noemie Cayabyab, porta-voz da guarda costeira, disse que as autoridades estavam procurando o capitão do navio, que, segundo relatos, sobreviveu, mas não consta na lista de sobreviventes.
Ela acrescentou que as investigações conjuntas de segurança marítima e criminais analisarão todos os ângulos, bem como a possível responsabilidade do capitão e da tripulação.
Cayabyab disse que os sobreviventes relataram que o fogo se alastrou rapidamente, sem tempo para pegarem coletes salva-vidas. Uma lona que protegia as áreas abertas do navio da chuva "pode ter contribuído para o incêndio, mas não podemos determinar agora se eles ficaram presos lá dentro", acrescentou.

Os investigadores também irão verificar se os procedimentos de emergência em caso de incêndio foram seguidos, incluindo se o capitão acionou o alarme ou deu um aviso e instruções, e se a tripulação prestou assistência aos passageiros.
As balsas são frequentemente utilizadas para transporte no arquipélago filipino. Acidentes marítimos não são incomuns devido a tempestades, embarcações mal conservadas, superlotação e fiscalização irregular das normas de segurança, especialmente em províncias remotas.
Em 1987, o ferry Dona Paz afundou após colidir com um navio-tanque de combustível na região central das Filipinas, matando mais de 4.300 pessoas no desastre marítimo em tempos de paz mais mortal do mundo.
Mais lidas
-
1ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
2ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
3CLIMA
ONS projeta chuvas acima da média nos subsistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5CONCURSO
RJ terá concurso para Secretaria de Planejamento e Gestão com 60 vagas de nível superior