Internacional
Parolin diz ser 'errado' comparar estilos de governo de Leão XIV e Francisco
Secretário de Estado do Vaticano fez discurso dedicado a Robert Prevost
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afirmou que seria "desarmado e desarmante" comparar a forma de liderar do papa Leão XIV com a do falecido Francisco (1936-2025).
A declaração foi feita na última quarta-feira (19), na Câmara dos Deputados da Itália, durante o lançamento do livro "Leone XIV. Chi dite che io sia? Sono un figlio di Sant'Agostino" ("Leão XIV. Quem vocês dizem que eu sou? Sou um filho de Santo Agostinho", na tradução livre), escrito pelo vaticanista Ignazio Ingrao e pelo sacerdote agostiniano Giuseppe Pagano.
"Seria errado contrastar o estilo de governo de Leão XIV, sempre ponderado no conteúdo, com o do papa Francisco. Seria uma comparação 'desarmada e desarmante'", afirmou ele.
"Alguém quis opor esse estilo ao do papa Francisco, mais direto, mais forte, mais incisivo. Mas se olharmos para o caminho da Igreja desde o Concílio Vaticano II até hoje, nenhum dos pontífices exerceu o ministério da mesma forma", acrescentou.
Por fim, Parolin enfatizou que "todos receberam a herança de seus predecessores, desenvolvendo à sua maneira o serviço à Igreja. Desta forma, estabelece-se uma continuidade".
O discurso de Parolin marcou seu primeiro pronunciamento dedicado especificamente a Robert Prevost, a pouco menos de dois meses do aniversário de um ano do pontificado do americano.
O evento contou ainda com a participação do Joseph Farrell, Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, que relembrou a eleição de Leão XIV, ocorrida em 8 de maio.Farrell descreveu o pontífice como um homem "metódico", com perfil de "bom matemático", que "primeiro ouve, consulta, medita e depois toma uma decisão".
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
4DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master
-
5SAÚDE
Anvisa aprova medicamento inovador que retarda avanço do diabetes tipo 1