Internacional
Democratas de Minnesota exigem uma investigação mais ampla sobre o tiroteio que vitimou Renee Good.
MINNEAPOLIS (AP) — A investigação sobre o assassinato de uma mulher por um agente de imigração em Minneapolis não deve ser supervisionada exclusivamente pelo governo federal, disseram no domingo dois dos principais democratas do estado.
O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, e a senadora americana Tina Smith disseram em entrevistas separadas no domingo que as autoridades estaduais devem ser incluídas na investigação, pois o governo federal já deixou claro o que acredita ter acontecido .

Manifestantes reagem ao visitarem um memorial improvisado durante um protesto em homenagem a Renee Good, que foi morta a tiros por um agente do ICE no início da semana, no sábado, 10 de janeiro de 2026, em Minneapolis. (Foto AP/John Locher)
"Como podemos confiar que o governo federal fará uma investigação objetiva e imparcial, sem preconceitos, quando, no início dessa investigação, eles já anunciaram exatamente o que viram — o que eles acham que aconteceu?", disse Smith no programa "This Week" da ABC.
O governo Trump defendeu o policial que atirou em Renee Good dentro de seu carro, alegando que ele estava se protegendo e protegendo seus colegas agentes.
A secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, desviou-se das perguntas sobre os momentos que antecederam o tiroteio durante uma entrevista à CNN no domingo e rejeitou as queixas de autoridades de Minnesota sobre a proibição de participação de agências locais na investigação.

Manifestantes protestam em frente à Casa Branca, em Washington, no sábado, 10 de janeiro de 2026, contra o agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) que atirou fatalmente em Renee Good, em Minneapolis. (Foto AP/José Luis Magana)
“Nós colaboramos com os moradores locais quando eles colaboram conosco”, disse ela, criticando o prefeito de Minneapolis e outros por não auxiliarem nas operações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Frey e Noem trocaram acusações sobre a retórica utilizada após o assassinato de Renee Good , e cada um defendeu suas próprias conclusões sobre o que as imagens do incidente mostram. O prefeito manteve sua afirmação de que os vídeos mostram "um agente federal abusando do poder de forma imprudente, o que resultou na morte de alguém".
"Vamos deixar a investigação nas mãos de alguém que não seja parcial", disse Frey no programa "Meet the Press" da NBC.
O assassinato de Good na quarta-feira por um agente do ICE e o tiroteio contra duas pessoas por agentes federais em Portland, Oregon, levaram a dezenas de protestos em todo o país durante o fim de semana.

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, concede uma coletiva de imprensa no sábado, 10 de janeiro de 2026, em Minneapolis. (Foto AP/Jen Golbeck)
Autoridades do governo Trump afirmaram que ambos os tiroteios foram atos de legítima defesa contra motoristas que "transformaram" seus veículos em armas para atacar policiais.
Milhares de pessoas marcharam em Minneapolis no sábado, onde o Departamento de Segurança Interna classificou o destacamento de agentes de imigração nas Cidades Gêmeas como a maior operação de fiscalização de imigração de sua história .
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa