Internacional
Instituto Nobel diz que líder venezuelana Machado não pode dar Prêmio da Paz a Trump
WASHINGTON (AP) — A organização que supervisiona o Prêmio Nobel da Paz está jogando um balde de água fria na conversa da líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, dando seu recente prêmio ao presidente Donald Trump.
Depois que o Prêmio Nobel da Paz é anunciado, ele não pode ser revogado, transferido ou compartilhado com outras pessoas, disse o Instituto Nobel Norueguês em um breve comunicado na sexta-feira.
“A decisão é final e vale para todos os tempos,” dizia.
A declaração ocorre depois que Machado disse que gostaria de dar ou dividir o prêmio com Trump, que supervisionou a bem-sucedida operação dos EUA para capturar o autoritário presidente venezuelano Nicolás Maduro.O. Ele está enfrentando acusações de tráfico de drogas em Nova York.
“Eu certamente adoraria poder dizer pessoalmente a ele que acreditamos que — o povo venezuelano, porque este é um prêmio do povo venezuelano — certamente quer, para dar a ele e compartilhá-lo com ele,” disse Machado ao apresentador da Fox News Sean Hannity na segunda-feira.O. “O que ele fez é histórico. É um enorme passo para uma transição democrática.”
Machado dedicou o prêmio a Trump, junto com o povo da Venezuela, logo após ele foi anunciado.O. Trump cobiçou e fez campanha aberta para ganhar o Prêmio Nobel desde seu retorno ao cargo.
Em se tratando de governando Venezuela no entanto, após a captura de Maduro, Trump até agora apoiou outra pessoa: a presidente interina Delcy Rodríguez, que atuou como vice-presidente sob Maduro.
Ele se chama Machado a “very nice woman”, mas disse que atualmente não tem apoio dentro da Venezuela para governar. Ele disse a Hannity na quinta-feira que Machado planeja visitá-lo na próxima semana e se referiu a uma possível oferta do Prêmio da Paz como uma grande honra “.”
Um representante de Machado não respondeu imediatamente a uma mensagem buscando comentários.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa