Internacional
Lula pretende falar com Meloni para destravar acordo Mercosul-UE
Em dezembro, premiê convenceu presidente a adiar assinatura
Após o fracasso da tentativa de assinar o acordo entre Mercosul e União Europeia em dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja ligar para a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para retomar as conversas.
O mandatário, que deve reiniciar sua agenda de trabalho nesta terça-feira (6) em Brasília, pretende falar com a líder italiana para defender o argumento de que a assinatura do acordo comercial é estratégica diante do aumento da pressão dos Estados Unidos sobre os países sul-americanos após os ataques contra a Venezuela.
De acordo com a CNN Brasil, o presidente aposta que o novo cenário em Caracas pode "sensibilizar" lideranças europeias sobre a importância do acordo, cuja assinatura se arrasta há mais de 25 anos.
Em dezembro passado, Lula afirmou ter conversado com Meloni e relatou que a primeira-ministra pediu tempo para convencer agricultores italianos sobre a importância do tratado. Segundo o presidente, a premiê disse não ser contrária ao acordo, mas afirmou precisar de um prazo maior para formalizar a assinatura.
Lula havia prometido finalizar o acordo em 20 de dezembro, no âmbito da cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu, ocasião em que era aguardada a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências