Internacional
Trump diz que Machado não deveria ter vencido Nobel da Paz
Presidente nega relação entre prêmio e falta de apoio à opositora
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desmentiu uma reportagem publicada no Washington Post, segundo a qual, ele teria descartado María Corina Machado para o governo da Venezuela por ela ter vencido o Prêmio Nobel da Paz, honraria que ele almejava.
No entanto, o republicano confirmou que a líder da oposição não deveria ter sido premiada.
"Ela não deveria tê-lo vencido. Mas isto não tem nada a ver com a minha decisão" sobre quem irá comandar Caracas após a deposição de Nicolás Maduro, afirmou Trump.
A reportagem publicada na segunda-feira (5) citou duas fontes próximas à Casa Branca que garantiram que o chefe de Estado americano teria desistido de cotar o nome de Machado para a presidência venezuelana por ela ter aceitado receber, em dezembro, o Nobel da Paz de 2025.
De acordo com o Washington Post, ainda que a opositora de Maduro tenha dedicado a honraria a Trump, o fato de aceitar a nomeação "foi um grave pecado", disse uma das fontes.
"Se ela tivesse negado [receber o Nobel da Paz] e tivesse dito: 'Não posso aceitá-lo porque [o Nobel] é de Trump', hoje ela seria a presidente da Venezuela", explicou a fonte.
Em entrevista à Fox News nesta terça-feira (6), Machado afirmou que não fala com o mandatário americano desde outubro.
"Falei com o presidente Trump em 10 de outubro, data em que o Nobel foi anunciado, e desde então, não nos falamos mais", declarou Machado, que deixou a Venezuela em uma operação secreta em 9 de dezembro para receber o Nobel da Paz em Oslo, na Noruega. Como não chegou a tempo, sua filha, Ana Corina Sosa Machado, representou a mãe na cerimônia de premiação no dia 10 daquele mês.
Mais lidas
-
1VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
2EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências