Internacional
Esquerdista Lee Jae-myung desponta como vencedor da eleição presidencial na Coreia do Sul

Um político de esquerda que alertou contra a dependência excessiva da Coreia do Sul em relação aos EUA desponta como vencedor da eleição presidencial do país, de acordo com pesquisas de boca de urna, em um resultado que pode mudar as relações de Seul com a China e a Coreia do Norte.
Lee Jae-myung, ex-líder do Partido Democrata de 61 anos que sobreviveu a uma tentativa de assassinato no ano passado, aparecia com 51,7% dos votos, segundo pesquisas de boca de urna realizadas por três emissoras. Seu principal concorrente, Kim Moon-soo, ex-ministro conservador do Trabalho, tinha projeção de 39,3%.
A liderança da Coreia do Sul vem sofrendo constantes mudanças desde que o ex-presidente conservador Yoon Suk Yeol invocou a lei marcial em 3 de dezembro. O decreto, que teve curta duração, levou à sua destituição do cargo. O país teve três presidentes interinos diferentes desde então.
Lee, ex-operário de fábrica, prometeu dar continuidade ao manual de política externa de Yoon: expandir a aliança com os EUA, cooperar com o Japão e desafiar a Coreia do Norte em questões de direitos humanos.
Mas Lee, que já se comparou a Bernie Sanders, não quer que as relações da Coreia do Sul com os EUA excluam laços com a China ou a Rússia.
Ele considera o relacionamento de Seul com Washington o "eixo básico de nossa diplomacia". No entanto, "isso não significa que devemos confiar completamente na aliança com os EUA", disse Lee, no mês passado. Fonte: Dow Jones Newswires.
Mais lidas
-
1POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
2ESTREIA
The Voice Brasil estreia no SBT com Tiago Leifert e Boninho em nova fase ao lado da Disney+
-
3INTERNACIONAL
Analista político norte-americano é baleado durante evento em universidade nos EUA
-
4DINHEIRO ESQUECIDO
Banco Central ainda tem R$ 10,7 bilhões para serem resgatados no sistema Valores a Receber
-
5JULGAMENTO
Policial civil de Pernambuco é julgado por homicídio e tentativas de assassinato em Maceió