Geral
Inspetor do Exército alemão reconhece que Berlim está atrás da Rússia no domínio de guerra eletrônica
O inspetor do comando cibernético das forças armadas da Alemanha (Bundeswehr), vice-almirante Thomas Daum, admitiu que o Exército alemão está criticamente atrasado em relação às Forças Armadas russas no domínio da guerra radioeletrônica.
Para ser honesto, certamente não podemos nos gabar de tais capacidades como as que vemos do lado russo
, disse Daum, citado pela mídia local.
Segundo observa o artigo, os militares alemães sentiram a superioridade dos complexos russos de guerra eletrônica na Lituânia, onde, segundo as suas informações, está decorrendo uma operação de espionagem da Bundeswehr sob o nome de "Coruja Vigilante".
Como parte desta operação, uma brigada alemã estacionada na Lituânia implantou antenas móveis nas florestas perto de Vilnius para interceptar e analisar sinais radioeletrônicos de radares, sistemas de comunicação e sistemas de defesa aérea da Rússia e de Belarus.
De acordo com os operadores da Bundeswehr, os sistemas de interferência russos regularmente "cegam" as antenas alemãs. Nota-se que naqueles momentos os militares alemães simplesmente têm que remover seus fones de ouvido e deixá-los de lado por 5 a 10 minutos.
O vice-almirante Daum considera as ações das forças de guerra eletrônica russas um sinal inequívoco: "Sabemos que vocês estão aqui e sabemos o que estão fazendo."
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
3ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
4LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
5POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado