Geral

Inspetor do Exército alemão reconhece que Berlim está atrás da Rússia no domínio de guerra eletrônica

O inspetor do comando cibernético das forças armadas da Alemanha (Bundeswehr), vice-almirante Thomas Daum, admitiu que o Exército alemão está criticamente atrasado em relação às Forças Armadas russas no domínio da guerra radioeletrônica.

Por Sputnik Brasil 30/10/2026
Inspetor do Exército alemão reconhece que Berlim está atrás da Rússia no domínio de guerra eletrônica
Vice-almirante Thomas Daum destaca atraso do Exército alemão em guerra eletrônica em relação à Rússia. - Foto: © Sputnik / Pavel Lisitsyn

Para ser honesto, certamente não podemos nos gabar de tais capacidades como as que vemos do lado russo

, disse Daum, citado pela mídia local.

Segundo observa o artigo, os militares alemães sentiram a superioridade dos complexos russos de guerra eletrônica na Lituânia, onde, segundo as suas informações, está decorrendo uma operação de espionagem da Bundeswehr sob o nome de "Coruja Vigilante".

Como parte desta operação, uma brigada alemã estacionada na Lituânia implantou antenas móveis nas florestas perto de Vilnius para interceptar e analisar sinais radioeletrônicos de radares, sistemas de comunicação e sistemas de defesa aérea da Rússia e de Belarus.

De acordo com os operadores da Bundeswehr, os sistemas de interferência russos regularmente "cegam" as antenas alemãs. Nota-se que naqueles momentos os militares alemães simplesmente têm que remover seus fones de ouvido e deixá-los de lado por 5 a 10 minutos.

O vice-almirante Daum considera as ações das forças de guerra eletrônica russas um sinal inequívoco: "Sabemos que vocês estão aqui e sabemos o que estão fazendo."