Geral
Moradores do Flexal de Cima colaboram com murais na comunidade
Essa ação integra a terceira etapa do Cores de Maceió com a comunidade dos Flexais
Mais um momento de diálogo e compartilhamento de ideias ocorreu na quarta-feira (28), no bairro do Bebedouro, desta vez na região do Flexal de Cima. A reunião teve lugar no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lucineide Gomes Flor e contou com a participação dos artistas visuais que serão responsáveis pela pintura dos murais na área.
Essa ação é uma iniciativa do programa Cores de Maceió, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), por meio da Diretoria Executiva de Inovação Urbana, Comunidades Urbanas e Urbanismo Social, em parceria com o Giro Flexal e a empresa Ibratin Tintas e Texturas.
O encontro foi o segundo momento de participação da comunidade junto aos artistas Joyce Nobre e Joe Santos, com o objetivo de incluir os moradores desde a concepção artística, promovendo diálogo por meio de uma metodologia participativa e inclusiva.
A proposta do programa é utilizar a arte urbana como um instrumento de transformação social, valorização paisagística, fortalecimento comunitário e revitalização de espaços públicos. Nesta fase, as intervenções artísticas e ações educativas e culturais serão realizadas em quatro pontos da região dos Flexais.
De acordo com Roberta Bastos, analista socioambiental integrante do Giro Flexal, este momento de participação é fundamental para o desenvolvimento das ações. "Na metodologia de hoje, apresentamos o programa, apresentamos os artistas selecionados e convidados para contribuir nesse processo. Além disso, coletamos contribuições das referências que devem ser valorizadas em torno da intervenção artística que ocorrerá aqui no território", concluiu Roberta.
Para o artista visual Joe Santos, o Flexal possui uma história de luta que deve ser representada. “Esse é um projeto feito para a comunidade, então a participação dela é essencial. É fundamental que os moradores expressem os símbolos que são significativos para eles, em vez de aplicarmos uma arte que só nos interesse e que não faça sentido para o pessoal local”, explicou.
Além de acompanhar de perto a produção dos artistas, os moradores poderão participar ativamente de uma oficina de capacitação em pintura. O treinamento, que será ministrado por técnicos da Ibratin durante três dias, incluirá aulas teóricas e práticas sobre a preparação de superfícies e a aplicação de tinta. Essa ação visa estimular o envolvimento da comunidade no desenvolvimento do projeto e oferece certificação que poderá abrir portas no mercado de trabalho.

O morador Jaeliton Alves de Deus, vendedor e habitante do Flexal de Cima, aprovou a iniciativa. Ele destacou que a presença dos artistas traz um novo olhar para a região. “Precisávamos mesmo desse programa para mostrar ao público o que o Flexal tem de melhor. Pudemos falar sobre a nossa cultura: o coco de roda, o trabalho das marisqueiras e da pesca, mostrando como isso é bonito. Além das nossas belezas naturais, como o pôr do sol e o porto com as canoas. Para mim, foi uma ação muito importante e enriquecedora”, ressaltou Jaeliton.
O programa Giro Flexal é parte do Plano de Ações Sociourbanísticas do Acordo Socioambiental firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Braskem, com a colaboração do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e da Prefeitura.
Mais lidas
-
1DO PLANALTO AO COLINHO
“Papai Trump”: Flávio vira alvo de memes após saída do Brasil; veja vídeo de IA
-
2POLÍTICA
Veja os resultados das eleições neste início da apuração
-
3ELEIÇÕES
Acompanhe minuto a minuto o 2º turno das eleições no Brasil 2026
-
4LULA LÁ
Paulista tomada por multidão; estimativas falam em 2 milhões no ato do presidente Lula; veja vídeo
-
5POLÍTICA
Marco Rubio articulou saída de Flávio Bolsonaro do Brasil, diz aliado
