Geral

Líbano, França e Jordânia se reúnem para angariar apoio ao exército libanês

Estadao Conteudo 17/09/2026
Líbano, França e Jordânia se reúnem para angariar apoio ao exército libanês
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Os chefes de Estado do Líbano, da França e da Jordânia se reuniram nesta quinta-feira, 17, como parte de um esforço para angariar apoio ao exército libanês, que passa por dificuldades.

Antes das conversas em Paris, um comunicado do gabinete do presidente libanês, Joseph Aoun, indicou que os três líderes discutiriam a situação no sul do Líbano e os planos para uma presença internacional na região após o término do mandato da força de paz da ONU, conhecida como UNIFIL, no final do ano.

Uma conferência de doadores para o empobrecido exército libanês estava inicialmente prevista para fevereiro, liderada pela França, Arábia Saudita e Estados Unidos. No entanto, ela foi adiada após o início da guerra com o Irã e a mais recente rodada de conflitos entre Israel e o Hezbollah.

O exército libanês encontra-se agora preso entre o exército israelense, que atualmente ocupa grande parte do sul do Líbano, e o grupo Hezbollah, que rejeitou pedidos para entregar suas armas. A implementação de um acordo está estagnada.

Em postagem na rede X, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que "um Líbano soberano e estável é um passo decisivo em direção à paz e à estabilidade de toda a região" e enfatizou o apoio para as Forças Armadas libanesas. Macron ainda reafirmou solidariedade com a Jordânia e condenou os ataques iranianos aos aliados do Golfo.

"Sublinhamos a importância de garantir a liberdade de navegação no Estreito de Ormuz, no Mar Vermelho e no Estreito de Bab-el-Mandeb. Outro grande desafio que não deve ser esquecido: precisamos continuar a agir pela solução dos dois Estados. Israel e Palestina, em paz e segurança", frisou.

Não foi anunciada uma nova data para a conferência após a reunião de hoje entre Macron, o rei Abdullah II da Jordânia e Aoun.

*Com informações da Associated Press.