Geral

Christine Lagarde defende elevação dos juros do BCE

Críticas e polêmicas marcam declarações da presidente do banco central europeu.

Estadao Conteudo 11/09/2026
Christine Lagarde defende elevação dos juros do BCE
Christine Lagarde - Foto: AP Photo/Michael Probst

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, voltou a defender nesta sexta-feira, 11, a decisão de elevar juros, ressaltando que essa foi uma escolha sem maiores divergências, dada a crise de energia e as linhas de transmissão monetária. Em evento do Groupe BPCE, Lagarde destacou a necessidade de os bancos centrais apresentarem previsibilidade e clareza em suas decisões, além de se adaptarem aos desafios, como os eventos climáticos extremos. Entretanto, uma polêmica persiste após suas declarações na coletiva.

Na quinta-feira, Lagarde criticou a proposta do candidato presidencial francês Jean-Luc Mélenchon de cancelar a dívida da França detida pelo banco central. Ela afirmou que a proposta do líder do La France Insoumise (LFI) "realmente não era uma boa ideia" durante a coletiva de imprensa após o anúncio do BCE. "Do ponto de vista legal, técnico e financeiro, não é uma boa ideia e representa uma enorme perda de tempo", afirmou.

Nesta sexta, Mélenchon reativou a questão. Em um evento, declarou: "Lagarde afirmou que seria ilegal cancelar a dívida detida pelo BCE. Ela está mentindo publicamente. Quando o BCE comprou títulos da dívida pública de bancos privados, os alemães entraram com um processo. O caso foi arquivado porque nada nos estatutos da União Europeia o proíbe", relatou.

"Até mesmo em um estudo publicado pelo BCE, um economista argumenta que essa solução daria aos governos mais margem de manobra e reduziria as taxas de juros. Deve-se lembrar também que Lagarde foi ministra de 2007 a 2011, período em que a França acumulou 500 bilhões de euros em dívidas. Por vergonha pessoal, ela poderia ter se abstido de mentir publicamente sobre isso", concluiu.