Geral

'Ninguém em nome da democracia pode utilizar o cargo que tem em benefício pessoal', adverte Lula

Presidente defende integridade nas instituições e reforma no Judiciário.

Sputnik Brasil 04/09/2026
'Ninguém em nome da democracia pode utilizar o cargo que tem em benefício pessoal', adverte Lula
Lula alerta sobre o uso de cargos públicos em benefício próprio durante sanção de medidas de Justiça. - Foto: © flickr.com / Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a atenção nesta sexta-feira (4), durante a sanção de medidas relacionadas a fundos do sistema de Justiça, que, em nome da democracia, ninguém pode usar de cargos públicos em benefício próprio.

Ao passar a mensagem, o chefe do Executivo federal não citou nome de nenhum servidor, mas ressaltou que, enquanto presidente da República, tem a responsabilidade de fazer um esforço sobrenatural para que a sociedade brasileira não perca a esperança, a fé e a credibilidade nas instituições.

O presidente também dividiu a responsabilidade do tema com os órgãos da Justiça brasileira. Segundo Lula, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) estão sob muita expectativa da sociedade brasileira e afirmou que é responsabilidade do presidente do STF, ministro Edson Fachin, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, passar o mínimo de tranquilidade ao povo brasileiro, “sem esconder absolutamente nada”.

“O que não podemos nesse país é oficializar a indústria das fake news, a indústria dos vazamentos seletivos por interesses políticos ou econômicos. Se a gente não der uma parada nisso, a gente vai perder a credibilidade que queremos que a sociedade tenha na justiça”, disse.

Em pronunciamento feito na quinta-feira (3), Lula já havia destacado a crise nas instituições e pedido um processo íntegro nas investigações realizadas pela Suprema Corte. Assim como no discurso de ontem, o presidente voltou a defender uma reforma no Judiciário.

Lula garantiu que, se continuar como presidente em um quarto mandato, já a partir do próximo, liderará discussões sobre a necessidade de uma nova reforma do Poder Judiciário brasileiro.

O presidente destacou que teve “prazer e orgulho” de ter sido presidente durante a primeira reforma do Judiciário, mencionando a atuação de Márcio Thomaz Bastos no Ministério da Justiça e de Nelson Jobim na presidência do STF, e pretende voltar a discutir diretrizes.

Nesta semana, diversos vazamentos publicados pela imprensa brasileira revelaram proximidades dos ministros do STF Alexandre de Moraes e André Mendonça com Daniel Vorcaro. Ambos trocaram mensagens diretamente com o banqueiro ou com pessoas próximas, a fim de encontrar o dono do Master.

Além dos ministros, também foram reveladas relações de Vorcaro com o deputado Nicolas Ferreira (PL-MG). Anteriormente, trocas de mensagens entre o banqueiro e o candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro, já haviam sido reveladas. Na ocasião, Flávio cobrava do banqueiro cerca de R$ 130 milhões para investir no filme autobiográfico do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.


Por Sputinik Brasil