Geral
Governo dos EUA avalia tarifas sobre semicondutores e política de taxas 'direcionadas'
Medidas visam incentivar produção interna e estabilizar o mercado financeiro.
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta quarta-feira, 2, que o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, avalia impor tarifas sobre semicondutores como parte de uma política comercial direcionada para incentivar a produção doméstica. Em entrevista à CNBC, ele disse que Washington oferecerá alívio tarifário a empresas que ampliarem a fabricação em território americano.
"Os chips deveriam ser construídos nos Estados Unidos", afirmou Lutnick. "Se você construir nos EUA, nós lhe daremos alívio tarifário", acrescentou. Segundo o secretário, o governo adotará uma política de tarifas direcionadas e será bem-sucedido em ampliar a capacidade americana no setor de semicondutores.
Lutnick também demonstrou confiança nos mercados financeiros dos EUA, em meio à recente volatilidade dos títulos do Tesouro.
Ele disse estar otimista de que o mercado de Treasuries "será muito bom com os Estados Unidos" e afirmou que os mercados devem se estabilizar.
O secretário projetou ainda que os juros se estabilizarão e começarão a cair nos próximos seis meses.
Sobre as tensões comerciais com o Canadá, Lutnick voltou a criticar Ottawa e afirmou que o país tratou os Estados Unidos de forma desrespeitosa.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2MOBILIDADE
Prefeitura inicia obras de R$ 46,9 milhões para ampliar ponte e criar terceira faixa na Ayrton Senna, na Barra da Tijuca
-
3ESTADO DE SAÚDE
Chiara Ferragni passa mal por causa de altitude durante viagem ao Peru
-
4ESPORTE
Palmeiras domina ranking de vendas mais caras do Brasil com cinco entre as 12 maiores
-
5DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia