Geral
EUA treinam forças polonesas em exercício com drones inspirado na guerra na Ucrânia
Os Estados Unidos estão treinando forças especiais da Polônia em um exercício militar que simula a infiltração atrás das linhas inimigas e o uso de drones para atingir alvos estratégicos. A atividade, realizada na Alemanha, foi desenvolvida com base em lições observadas na guerra entre Rússia e Ucrânia.
Iniciado na sexta-feira, 28, o treinamento ocorre no Joint Multinational Readiness Center, em Hohenfels, e é o primeiro do tipo realizado por um aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Segundo um oficial das Forças Especiais do Exército americano ouvido pela Associated Press, o exercício busca reproduzir desafios enfrentados por tropas ucranianas, especialmente relacionados à guerra com drones.
"Estamos usando lições aprendidas com a Ucrânia", afirmou o militar, segundo a AP. O cenário prevê que soldados poloneses atravessem cerca de 100 quilômetros do terreno de treinamento, evitando forças americanas que simulam o inimigo e utilizando drones para localizar e atacar um alvo.
O exercício também testa a capacidade das tropas de operar sem serem identificadas por civis e de evitar a vigilância de drones. Em versões anteriores, o Exército americano chegou a empregar mais de cem drones na atividade.
A iniciativa ocorre em meio ao aumento das preocupações da OTAN com possíveis novas ações russas. Segundo o Wall Street Journal, o diretor da CIA, John Ratcliffe, esteve em Moscou nesta semana para alertar o governo russo contra ataques a países da aliança.
Apesar de divergências recentes sobre a presença militar americana na Europa, há um esforço crescente dos EUA e de aliados para incorporar as experiências da Ucrânia na guerra moderna. O país se tornou referência no uso de drones durante o conflito e tem compartilhado conhecimento com outras nações.
O treinamento também acontece após novos episódios envolvendo drones na Europa. Neste mês, aeronaves não tripuladas foram observadas sobre uma base militar alemã, enquanto um drone equipado com explosivos foi encontrado em um importante aeroporto de cargas do país.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast (Sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA
Caça J-35 chinês com revestimento prateado mina posição aeronaval dos EUA, diz mídia
-
2DEFESA
Chefe da Marinha britânica reconhece o poderio da frota submarina da Rússia
-
3POLÍTICA
Augusto Cury entra no estúdio da Band e deve participar de debate
-
4ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
5TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação